O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes, é parceiro da Associação Brasileira de Psiquiatria, na realização do seminário e da audiência pública para discutir prevenção ao suicídio em Montes Claros e no Norte de Minas. Os eventos acontecem nesta quinta-feira (6/9), no auditório Professor Robson Vieira Porto, do HUCF, e na Câmara Municipal, respectivamente.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina, realiza a campanha “Setembro Amarelo” focada na prevenção do suicídio. A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo; em relação às tentativas é ainda mais assustador: a cada três segundos.

O I Seminário Norte-Mineiro de Prevenção ao Suicídio foi aberto no início da tarde e envolve a ABP, o HUCF, Conselho Federal de Medicina e IFMSA – Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil. O tema é: “Suicídio: uma Emergência Médica”, com palestras de Antônio Geraldo da Silva, superintendente técnico da ABP e presidente Eleito da Associação de Psiquiatria da América Latina (APAL), e o Quirino Cordeiro Júnior, coordenador geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Ministério da Saúde.

A audiência pública da Câmara Municipal será às 19 horas, para debater a situação da Saúde Mental e também a Prevenção do Suicídio. “Precisamos ajudar a população com prevenção, informar que tratar todas as doenças mentais, principalmente as que possuem aumento no risco de suicídio. O suicídio é uma emergência médica e por isso, é fundamental o papel de todos nós nessa campanha”, explica Antônio Geraldo, que também é coordenador Nacional do Setembro Amarelo.

CICLO DE PALESTRAS

Haverá, ainda, outros dois momentos sobre o Setembro Amarelo envolvendo a Unimontes. No dia 12 de setembro, às 19h30, também no Auditório do HUCF, acontecerá o ciclo de palestras com profissionais da Psiquiatria: “Suicídio: Estigmas e Preconceito”, com Pedro Paulo Narciso; “Adolescência: Descobertas e Desafios”, com Gabriel Mangabeira e “Suicídio: o que fazer”, com Ana Carolina Ribeiro.

#SETEMBROAMARELO

No dia 21/9, a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência de Enfermagem, da Unimontes, promoverá o debate “Suicídio e Depressão: O Cuidar no Contexto das Urgências e Emergências Psiquiátricas”. As atividades acontecem às 16h30, no auditório do prédio 6, do campus-sede.

Os trabalhos serão conduzidos por Ricardo Otávio Maia Gusmão, mestre em Teoria Psicanalítica e pós graduado em Saúde Mental, Álcool e outras drogas; e Viviane Carrasco, mestre em Ciências da Saúde; e Diego Dias de Araújo, mestre e doutor em Enfermagem. A Pró-Reitoria de Extensão é parceira no evento.