A Universidade Estadual de Montes Claros reforça o seu compromisso social pela melhor qualidade de vida como uma das parcerias na realização do IV Encontro de Combate ao Câncer, que acontece a partir da próxima sexta-feira (30/11), no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). A promoção é do Projeto Presente, associação comunitária de apoio a pacientes carentes com câncer, e se estenderá até o domingo (2/12).
Criado a partir das campanhas nacionais pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro), o evento deste ano tem como central “Pratique Prevenção”, através de palestras, debates, oficinas e relatos de experiências de pessoas e familiares que convivem com o tratamento da doença.
Uma apresentação de dança folclórica com integrantes do projeto “Vida Presente”, desenvolvido há sete anos pela Unimontes com um grupo de 41 mulheres da cidade que cumprem o tratamento do câncer de mama, abre as atividades do primeiro dia do Encontro, às 19h30, no auditório da Amams. Logo em seguida, acontecerá a palestra “O Amor Cura”, com o neurocirurgião. Ricardo Leme Moura Ribeiro, que integra o corpo clínico do Hospital Albert Einstein (SP), abre.
“De suma importância a participação da Universidade neste evento, não apenas como uma agente social, mas também como formadora do profissional da saúde”, observa a professora Claudiana Donato Bauman, coordenadora do “Vida Presente”, ao sugerir que os acadêmicos de áreas como Medicina, Odontologia e Enfermagem participem das atividades do evento. Além de atividades artísticas, o projeto da Unimontes oferece apoio na reabilitação, recreação, dança e brincadeiras, além de práticas religiosas.
DIVULGAÇÃO E ARTE
Paralelo ao IV Encontro haverá uma campanha de divulgação organizada pela Unimontes de material educativo sobre a prevenção aos vários tipos de câncer e, ainda, uma exposição de trabalhos manuais confeccionados por pacientes. “É muito importante conscientizar sobre a prevenção do câncer, atualmente, a segunda causa de óbitos no país. A nossa meta é diminuir de forma significativa o índice de portadores da doença ao diagnosticá-la em seu estágio inicial”, disse a organizadora geral do evento, a médica Príscila Miranda.
Segundo ela, estima-se que 2012 alcance 500 mil novos casos de câncer no País. Desses, 45 mil novos casos somente em Minas Gerais. Dados epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) mostraram que Montes Claros encontrava-se, em 2010, entre as 4 cidades mineiras de prioridade de investigação, pela destacável mortalidade verificada em relação a ocorrência de algum tipo de câncer. “E um dos possíveis fatores que pode explicar tal frequência refere-se ao diagnóstico tardio da doença”, finalizou a especialista.
SERVIÇO
IV Encontro de Combate ao Câncer
Dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro
LOCAL: Auditório da Amams (palestras e debates) e Praça dos Jatobás (caminhada)
INSCRIÇÕES: R$ 20,00 (camiseta e certificado)
INFORMAÇÕES: Projeto Presente – sede – rua Gabriel Passos, 159, Centro. Telefone (38) 3213-4296