Neste sábado (10/6), centenas de alunos do ensino médio e fundamental serão mobilizados em ações de conscientização para a limpeza e conservação do Córrego do Cintra, em Montes Claros. Eles participam do evento “Cintra Vivo”, que envolverá como organizadores cerca de 50 acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

As ações serão realizadas durante todo o dia (das 7 às 17 horas) em três escolas estaduais situadas na região do Grande Cintra: Armênio Veloso (Bairro de Lourdes), Vereador Francisco Tofani (Bairro Cintra) e Simão Ribeiro (Bairro Santa Rita). A expectativa é de envolvimento de 3,5 mil alunos destes educandários.

A Unimontes está inserida no projeto por intermédio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão. As ações que estão programadas para este sábado seguem o modelo do projeto Unimontes Solidária.

O “Cintra Vivo” foi implementado em parceria com outras instituições: o Conselho de Veneráveis das Lojas Maçônicas do Norte de Minas (Covenorte), Hemominas, Polícia Militar e Organização Não-Governamental Vida Verde (Ovive). As atividades deste sábado têm a participação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que promoverá a retirada de lixo e limpeza do Córrego do Cintra.

Conforme explica o coordenador da CAE/Unimontes, professor Gilson José Fróes, as equipes da universidade vão atuar na conscientização para a preservação ambiental e limpeza do córrego do Cintra, por intermédio de concursos de desenho (para alunos do ensino fundamental) e de redação (alunos do ensino médio). Outra iniciativa será o projeto “Cinema Comentado”, com a exibição do documentário “Lixo e Cidadania” nas escolas. O documentário foi produzido no aterro sanitário Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

O “Cintra Vivo” contará com a participação de alunos dos cursos de graduação da Unimontes das diversas áreas do conhecimento, tais como Artes Música, Artes Visuais, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas, Geografia, Pedagogia, Medicina, Odontologia e Sistemas de Informação. Também participam acadêmicos das Faculdades Santo Agostinho e da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FACIT) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Ainda de acordo com o professor Gilson Fróes, durante o evento, as equipes da Universidade vão prestar atendimento aos alunos e aos moradores nas portas das Escolas Armênio Veloso, Vereador Francisco Tofani e Simão Ribeiro, no mesmo modelo do Projeto “Unimontes Solidária”. A população será atendida com testes de glicemia e de pressão arterial e prevenção do câncer bucal, entre outras ações. O atendimento será prestado pelas equipes de acadêmicos dos cursos da área de saúde (Medicina, Odontologia e Enfermagem).

SERVIÇO
Evento “Cintra Vivo!”
Quando: sábado (10/6) – das 7 às 17 horas
Onde: Escolas Estaduais Armênio Veloso (Bairro de Lourdes), Vereador Francisco Tofani (Bairro Cintra) e Simão Ribeiro (Bairro Santa Rita)
Público-alvo: alunos e moradores
Informações: (38) 3229-8163

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia