A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das instituições parceiras na realização do VIII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura, considerado como o principal evento técnico-científico sobre a cultura da Banana no país. A programação acontece desde a segunda-feira (8/6), no Parque de Exposições João Alencar Athayde, onde paralelamente é realizada a “Fruti Norte” – Feira de Fruticultura do Norte de Minas. O professor Virgílio Mesquita Gomes, pró-reitor adjunto de Pesquisa, representou a instituição na mesa de abertura dos trabalhos. As atividades prosseguem até a próxima sexta-feira (12/6).

Três professores da Unimontes, vinculados ao Departamento de Ciências Agrárias e com atuação nos cursos de Agronomia e nos mestrado e doutorado em Produção Vegetal no Semiárido, todos ministrados no campus de Janaúba, participam como palestrantes nos módulos temáticos do VIII Sibanana.

Doutor em Fitotecnia, o professor Victor Martins Maia coordenou os trabalhos na manhã desta terça-feira (9/6) com a palestra “Mercado x Pós-Colheita”, como parte do Módulo “Mercado”. À tarde, entre 16h30 e 17h30, a professora Sílvia Nietsche, doutora e pós-doutora na área de Genética e Melhoramento Vegetal, abordará o tema “Tecnologia do Uso de Microorganismos Benéficos na Produção e no Controle de Pragas da Bananeira”. A palestra faz parte do Módulo II: “Fisiologia”.

Na quinta-feira, a professora Adelica Aparecida Xavier, mestre e doutora em Fitopatologia, vai ministrar a palestra “Fusarium x Manejo e Clones Tolerantes”, entre as 8h45 e 9h30, dentro do Módulo V: “Fitossanidade”.

COMISSíO E COMITÊ

A participação da Universidade Estadual de Montes Claros no Simpósio Brasileiro de Bananicultura/2015 também é destacada com a presença de seus docentes na Comissão Organizadora do evento – professores Marlon Cristian Pereira Toledo, Victor Martins Maia, Adelica Xavier e Ignacio Aspiazú – e no Comitê Técnico-Científico – Marlon Toledo, Victor Maia, Regina Cássia Ferreira Ribeiro, Sílvia Nietsche, Ignacio Aspiazú, Adelica Xavier, Clarice Diniz Corsato, Edson Hiydu Mizobutsi, Gisele Polete Mizobutsi e Silvânio Rodrigues dos Santos.

O Sibanana é uma promoção da Sociedade Brasileira de Fruticultura, Governo de Minas Gerais e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além da Unimontes são parceiros na promoção a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Embrapa, Emater-MG, UFMG, UFVJM, Instituto Federal do Norte de Minas e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.