Obras indicadas para o vestibular próprio e para o PAES são discutidas em evento
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) integra as atividades do 39º Festival de Poesia e Arte Contemporânea Psiu Poético, iniciado no sábado (4/10). Com o tema “Rumo aos 40”, o festival prossegue até o próximo domingo (12/10), com uma programação extensa e diversificada, que inclui saraus, palestras, oficinas, performances e lançamentos de livros.

Dentro da programação, está marcada para esta quarta-feira (8/10), às 15h, no auditório do Colégio Imaculada Conceição, uma rodada de palestras sobre as obras literárias indicadas para o vestibular próprio 2025 e para o Programa de Avaliação Seriada (PAES/segunda etapa) da Unimontes.
As palestras serão proferidas pelos professores Karol Borges, Haroldo Prates, Márcio Moraes e Marina Couto, abordando as obras “Encarnação”, de José de Alencar; “Não vou lavar mais os pratos”, poemas de Cristiane Sobral; e as pinturas “As Lavadeiras” e “Pilão”, de Gemma Fonseca.
Na quinta-feira (9/10), também às 15h, no auditório do Colégio Imaculada Conceição, serão discutidas as obras indicadas para o vestibular próprio e para o PAES/terceira etapa da Unimontes: “O Mistério da Casa Verde”, de Moacyr Scliar; “Mantenha fora do alcance do bebê”, peça teatral de Silvia Gomez; “Obra completa”, contos de Murilo Rubião; e “Piloto Automático”, canção de Leonardo Ramos e da banda Supercombo. Os palestrantes serão novamente os professores Karol Borges, Haroldo Prates, Márcio Moraes e Marina Couto.
O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético é realizado pelo Grupo de Poesia Transa Poética e pela Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Conta ainda com o apoio da Unimontes, de escolas de ensino médio e fundamental e de outros parceiros.
Em sua 39ª edição, o festival presta homenagem aos poetas Albino José dos Santos, Astra Gab. Filpi, José Edward Lima, Maria Santinha Teixeira, Rômulo Garcias e Mara Parrela, natural de Montes Claros e radicada na Holanda.
As atividades do evento acontecem no Centro Cultural Hermes de Paula, no auditório do Colégio Imaculada Conceição e em outros espaços públicos, como o Mercado Municipal e as praças, oferecendo à população uma imersão cultural por meio de diversas linguagens artísticas.
Importância da relação do Festival com a Unimontes
O poeta Aroldo Pereira, do Grupo Transa Poética e idealizador do Festival Psiu Poético, destaca a relevância da participação da Unimontes no evento.
Segundo ele, “o Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética percebe que essa relação entre o Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético e a Universidade Estadual de Montes Claros é imensa. Trata-se de uma troca de saberes e de fazeres, de acontecimentos, de seduzir a juventude que está se preparando para um futuro melhor, tanto pessoal quanto no trabalho intelectual, para ajudar os Gerais, a nossa região, o Estado e o Brasil a alcançarem uma progressão maior nas atitudes sociais”, afirma Aroldo Pereira.