Acreditando na importância da escrita e da leitura para a formação cultural, o Sesc Montes Claros oferece o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, em sua terceira edição, que acontece dia 19 de agosto, pela manhã, na Escola Estadual Professora Dulce Sarmento, e, à noite, no Auditório do Sesc Montes Claros.
A Unimontes é a parceira do projeto por meio do Departamento de Comunicação e Letras, da Assessoria de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino, o PIBID/CAPES/Unimontes e do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários.
Composta por três circuitos (Autores, Oralidade e Criação Literária), a iniciativa, atuante em todo o país, traz a Montes Claros o Circuito Autores, que promove mesas de debates com autores de outras localidades brasileiras. A ideia é que a itinerância, de âmbito nacional, envolvendo autores de diversas categorias da literatura brasileira, promova uma troca de experiências e ideias entre autor e público. Os artistas que participam do projeto são selecionados por meio de curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país.
PROGRAMAÇÃO E CONVIDADOS
Pela manhã, às 9h30, o encontro acontece na Escola Dulce Sarmento, com a mediação da professora mestre Dulcilene Brito. Os autores apresentarão aos alunos da educação básica suas obras e discutirão aspectos inerentes à fruição literária, fomentando o gosto pela leitura e escrita. À noite, às 19h30, no auditório do SESC-Montes Claros, a atividade contará com a presença de acadêmicos e alunos da pós-graduação em Letras da Unimontes, e terá como mediadora a Professora Dra. Ilca Vieira de Oliveira.
Os convidados desta edição serão o escritor de crônicas e publicitário Carlos Fialho, natural do Rio Grande do Norte, autor de 10 livros, criador da editora Jovens Escribas, da Ação Leitura, do Bazar Independente, da Escribas Conteúdo, colunista do “Saiba Mais” e roteirista de conteúdo audiovisual e o escritor Gustavo Czekster, do Rio Grande do Sul, mestre em Letras, Área da Literatura Comparada, pelo Instituto de Letras da UFRGS. É autor dos livros de contos “O homem despedaçado”, lançado em 2011 pela Editora Dublinense, e “Não há amanhã”, lançado em 2017 pela Editora Zouk que lhe rendeu o prêmio Açorianos de melhor livro de contos de 2017 e a indicação ao prêmio Jabuti 2018.
A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Haverá certificado de participação.
SERVIÇO
Arte da Palavra em Montes Claros
Realização: dia 19 de agosto (segunda-feira)
Manhã: Escola Estadual Professora Dulce Sarmento
A partir das 19h30: Sesc Montes Claros (jardins externos da unidade: rua Viúva Francisco Ribeiro, 200, Centro)
Entrada gratuita
Mais informações pelo telefone (38) 2104-5100