A Unimontes, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) realizam pela primeira vez em Janaúba-MG o Pint of Science, evento simultâneo de divulgação científica em dezenas de cidades brasileiras e em 21 países de cinco continentes. Evento acontece nos dias 14, 15 e 16 de maio, às 19h30, nos bares Claudius Churrascaria & Pizzaria e Girus Open Bar, com entrada gratuita. Pesquisadores das principais universidades de Minas Gerais como UFSJ e UFU trarão temas relacionados à pesquisa e extensão em um ambiente descontraído.

A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um encontro com pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto as pesquisas que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que pesquisadores pudessem sair das universidades, laboratórios e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em 2013, surgiu o Pint of Science. De lá para cá, o evento cresceu (em 2018 serão 21 países, 56 cidades no Brasil e dentre elas 13 em Minas Gerais).

A versão janaubense do evento é uma ação da Pró-reitoria de Extensão da Unimontes com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM, da Claudius Churrascaria, da Pizzaria e Girus Open Bar e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e patrocínio da Supritec Tecnologia, Cec Diocesano, Cargill e Sementes Janaúba – contará com dois palestrantes por dia nos bares.

Realização: UFVJM, IFNMG e Unimontes. Informações no telefone (38) 9 9142-3834 falar com Diêgo – Agente de Inovação Território Norte de Minas.

Confira a programação também disponívem no link

Claudius Churrascaria (Rua Rio Preto, 91, Centro)

14/05, 19h30: Como as tecnologias disruptivas estão mudando nossas vidas. – Felipe Cézar de Castro Antunes (IFNMG-Janaúba)

Tecnologia na prevenção à lavagem do dinheiro – Willian Gigliotti (CTO na AML e associado fundador do IPLD)

15/05, 19h30: Big Data/Analytics, Blockchains e Internet das Coisas: O que é tudo isso e como está influenciando no mercado de trabalho. – Alexandre Bento Melo (UFU-Patos de Minas)

Blockchain aplicado a contratos inteligentes. – Marcelo Ferreira Rego (UFVJM-Diamantina)

16/05, 19h30: Qualidade da carne – Pedro Veiga Rodrigues Paulinho (Cargill)

Ciência e produção de leite nos trópicos. – Leovegildo Lopes de Matos (Embrapa)

Girus Open Bar (Avenida Edilson Brandão Guimarães, 434, São Gonçalo)

14/05, 19h30: A filosofia da cachaça. – Admilson Eustáquio Prates (IFNMG-Salinas)

A física da cerveja. – Ricardo de Carvalho Falcão (UFSJ-Campus Alto Paraopeba)

15/05, 19h30: Calma jovem, Startup é uma empresa! – Empreendedorismo Digital. – Renan Teixeira (SEDECTES – Minas Digital)

Culturas Alternativas para Regiões Semiáridas. – Victor Martins Maia (Unimontes-Janaúba)

16/05, 19h30: Energia Solar – Como podemos aproveitá-la? – Thiago Franchi Pereira da Silva (IECT-UFVJM).

O mercado brasileiro de energia solar. – Hugo Gerardo Zanocchi Garcia (Mori Energia Solar) e Márcio Eli Moreira de Souza (Efficientia S.A)

Escolha seu bar, seu dia e boas palestras!

Com informações de Rafael Pelli – SEDECTES