Implementar um trabalho que contribua com o processo de ressocialização dos encarcerados, adolescentes acautelados, visando minimizar os conflitos nas instituições prisionais e centros socioeducativos. Este é um dos principais objetivos do projeto de Extensão “Ressocialização de pessoas em privação de liberdade e fortalecimento das relações interpessoais dos agentes penitenciários e socioeducativos” implementado pela Unimontes e que foi lançado na última sexta-feira (06/03).
Na oportunidade, foi realizado na reitoria uma reunião para a apresentação das ações a serem implementadas. O encontro, presidido pela vice-reitora Ilva Ruas Abreu contou com a participação da coordenação do projeto e dos representantes dos órgãos de segurança e unidades envolvidas. A parceria é desenvolvida com o Departamento Penitenciário do Estado de Minas Gerais (Depen/MG), unidades do Sistema Prisional e com o Centro Socioeducativo de Montes Claros –Csemc.
A proposta com as atividades a serem desenvolvidas foi apresentada pela coordenadora do projeto, professora Zilmar Santos Cardoso. Ela destacou que, além da ressocialização, o projeto tem como meta “realizar ações de socialização que favoreçam as relações interpessoais intramuros dos agentes penitenciários com seus pares, tornando mais saudável o convívio no ambiente profissional”. Ainda conforme a coordenadora, serão realizadas atividades como artes, cultura, educação, saúde, trabalho, esportes e lazer/recreação.
Ao receber a coordenação do projeto de ressocialização e os representantes das unidades prisionais e do Centro Socioeducativo de Montes Claros, a vice-reitora Ilva Ruas Abreu destacou que a iniciativa mostra a diversidade da atuação da Unimontes. “Compreendemos que a Universidade precisa atender todas as demandas da sociedade”, disse a professora Ilva Ruas, lembrando que a Unimontes elaborou o projeto de ressocialização a partir de solicitação do próprio secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Mário Araújo.
“O nosso objetivo é romper os muros e ir até as pessoas. Pois, somente atendendo às pessoas que a universidade pública tem sentido em existir”, enfatizou a vice-reitora.
NÚMEROS
Durante o encontro, o diretor regional do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen/MG) da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Adailson Alves dos Santos, informou que existem cerca de 4.300 pessoas encarceradas em 15 unidades prisionais na sua área de abrangência no Norte de Minas. Desse contingente, 1.900 pessoas estão em unidades prisionais em Montes Claros (Presídio do Alvorada e Presídio Regional). “Nosso objetivo é diminuir riscos para a sociedade. Nosso papel é custodiar e ressocializar pessoas”, afirmou Santos, enaltecendo a importância das parcerias como a estabelecida com a Unimontes.
PRESENÇAS – Além do diretor regional do Depen/MG, participaram do lançamento do projeto na Unimontes: a diretora geral do Presídio Regional de Montes Claros, Mônica Esteves Pereira e Moreira; o diretor- geral do Centro Socioeducativo de Montes Claros (CSEMC), Giulleano Balbino Bassan; a coordenadora do Núcleo de Ensino e Profissionalização do Presídio Regional de Montes Claros, Ana Paula de Oliveira Reis; o diretor escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do CSEMC, Edson Tadeu Gonçalves; e o coordenador da Unidade Básica de Saúde do Presídio Regional, Carlos Eduardo Prates Fonseca. Também esteve presente a professora Marinilza Solares Mota Sales, do curso de Odontologia da Unimontes.