A Unimontes é uma das instituições parceiras da Polícia Militar de Minas Gerais na realização do projeto “Ação Cívico Social”, que tem como meta promover a cidadania para comunidades que ainda apresentam riscos sociais. Até o final de março, serão atendidos os bairros Ciro dos Anjos e o Conjunto Habitacional Monte Sião, em Montes Claros. Também são parceiros a Prefeitura, o Serviço Social do Comércio (SESC), o Grupo de Capoeira Berimbau de Ouro e o Projeto “Poupança Jovem”, desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais.

A intervenção da Polícia Militar também incentiva os estudos, com o Festival de Redação “Capitão JK”. Ao longo das duas primeiras ações, professores do ensino médio e fundamental realizarão palestras sobre a biografia do oficial médico que dá nome ao concurso. A organização é de duas Companhias da PM (62ª e 209ª).

Conforme o cronograma, a primeira Ação Cívico Social acontecerá neste sábado (21/3), de 8 às 12 horas, em espaço livre do Conjunto Habitacional Monte Sião, na região do Bairro Village do Lago. O segundo evento está programado para o dia 28/3, no mesmo horário, na Escola Mestra Fininha, no Bairro Ciro dos Anjos, região do Grande Maracanã.

Com a participação de 35 acadêmicos, a Unimontes levará à comunidade desses bairros dois projetos específicos: o Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (SAJ Itinerante), com ações de orientação sobre o acesso à Justiça e cidadania, e o projeto Unimontes Solidária, no qual os calouros de seis cursos do campus-sede irão promover ruas de lazer, apresentações artísticas e atividades de recreação e de esportes.

COMPROMISSO

A Coordenação de Apoio ao Estudante (CAE/Unimontes) é responsável pela participação da Universidade no evento. O professor Gilson José Fróes, chefe da CAE, destaca que as parcerias entre a Universidade e a Polícia Militar são históricas e a atuação de alunos na Ação Cívico Social será especial, diante do compromisso com a cidadania.

Conforme a CAE, a intervenção nos bairros Ciro dos Anjos e no Conjunto Monte Sião será o primeiro contato de alguns alunos com o ambiente da extensão. “Dos 35 voluntários que estarão presentes nos dois eventos, vinte estão nos primeiros períodos de seus cursos: Pedagogia, Serviço Social, Educação Física, Ciências Sociais e Letras Português”, explica Gilson, que coordenará os trabalhos ao lado do professor Marcelo Rezende.

Dentre outros parceiros da PM nas ações estão a Coordenadoria de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, Casa do Artesão e o Instituto Embelleze. Além das ações da Unimontes haverá, ainda, plantio de mudas, atividades lúdicas, oficinas de reciclagem e de consertos de bicicleta, cortes gratuitos de cabelo, feira de artesanato, rodas de capoeira e o estande da Transitolândia” para educação de crianças e jovens sobre a conduta como pedestres.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia