A Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas Gerais – realiza, em Montes Claros, o 1º Colóquio “A Psicanálise, o Corpo e o que aí Acontece” voltado para a comunidade acadêmica, docentes e profissionais na discussão e no intercâmbio de experiências na prática clínica e na elaboração/aplicação de políticas públicas. A Universidade Estadual de Montes Claros é parceira na realização do evento. Os docentes do Departamento de Saúde Mental e Coletiva integram a Comissão Organizadora e a Comissão Científica do Colóquio.

As atividades estão programadas para o dia 27 de maio, às 9 horas, no auditório das Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-MOC), no Bairro Ibituruna, com plenárias e apresentação de trabalhos científicos. A coordenação geral é dos professores Henri Kaufmanner e Jeannine Narciso.

A inscrição dos trabalhos para submissão vai até este sábado (29/4), com envio pelos e-mails kaufmanner@gmail.com e jannarciso31@gmail.com. O assunto deve ser identificado como “Trabalho para o Colóquio da EBP-MG”.

Acesse

Os temas para abordagem no evento estão divididos em três eixos: “O que aí acontece na Saúde Mental?”, “O que aí acontece na Clínica com Crianças e Adolescentes?” e “O que aí acontece na Clínica das Adições e Compulsões?”.

Integrante da comissão organizadora, a professora Rosângela Silveira, da Unimontes, explica que a realização do evento no Norte de Minas, o primeiro da EBC-MG em Montes Claros, abre espaço para a conversação regional sobre aspectos clínicos e teóricos da psicanálise “de orientação lacaniana sobre as incidências do real sobre o corpo e as saídas construídas pelos sujeitos para lidar com o insuportável”.

“O colóquio busca uma aproximação com as experiências e produções que se dedicam a pesquisar sobre o real contemporâneo, as novas formações sintomáticas, com destaque para as incidências sobre o corpo”, acrescenta a professora. Ela adianta que os trabalhos produzidos pelos docentes da Unimontes, a partir dos estudos desenvolvidos no âmbito do Mestrado Interinstitucional de Teoria Psicanalítica, serão apresentados durante o Colóquio.

O evento tem o apoio do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, Conselho Federal de Psicologia, Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, Dimas Lessa Hotel, Casa das Polpas, FIP-MOC e Unimontes.

SERVIÇO
1º Colóquio “A Psicanálise, o Corpo e o que aí Acontece”
Data: 27 de maio
Local: Auditório das FIP-MOC – Bairro Ibituruna
Submissão de Trabalhos: até 29 de abril
Inscrições: até a data do evento (há cobrança de taxa – valores diferenciados por categorias)
Informações: icoloquioebpmg@gmail.com

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia