– Novo encontro discutirá revitalização de convênio –

 
O encontro entre representantes da gestão superior da Unimontes e da Prefeitura de Unaí trouxe perspectivas positivas sobre a atuação da Universidade no município, a começar pela confirmação de que o convênio para o funcionamento do campus local está mantido. O anúncio tranquiliza os mais de 140 acadêmicos atualmente matriculados na unidade.

A informação foi confirmada pelos pró-reitores de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Vieira, e de Ensino, professora Helena Papa, que participaram da reunião na tarde dessa quarta-feira (20/2), na sede da Prefeitura com o vice-prefeito de Unaí, Waldir Novais Filho, com o procurador do município, Antônio Lucas da Silva, e com secretário municipal de Educação, professor Geraldo Magela da Cruz. O diretor de Gestão de Campi, professor José Lúcio Higino, também esteve presente.

Além da manutenção do campus da Universidade, sem qualquer possibilidade de suspensão das atividades, Unimontes e Prefeitura acertaram a revisão dos pontos do convênio, como forma de reforçar o processo de consolidação da Universidade no município.

Na segunda quinzena de março, haverá nova reunião em Unaí para tratativas sobre a parceria, com a participação do reitor Antonio Alvimar Souza e do prefeito de Unaí José Gomes Branquinho.

IMPORTNCIA ESTRATÉGICA

Em Unaí desde 2002, a Unimontes já graduou 406 profissionais nas diversas áreas do conhecimento em seu campus local, fato este que, segundo o pró-reitor de Planejamento, Aloysio Vieira, foi bem evidenciado pelas autoridades municipais de Unaí durante a reunião. “Neste encontro, diante das explanações que ouvimos, ficou evidente a importância da Universidade Estadual de Montes Claros no contexto local para o desenvolvimento humano e profissional de Unaí”, disse.

E completa: “segundo os números da Prefeitura, mais de 60% dos egressos da Unimontes, como concursados na rede pública ou contratados no setor privado, são altamente determinantes para o funcionamento do ensino básico, fundamental, médio e superior de Unaí e região. Daí, entendemos a essencialidade de uma universidade pública como a Unimontes em Unaí e região”, acrescentou o pró-reitor.

Entre as demandas apresentadas pelo município está, conforme os gestores, a maior autonomia do campus nas ações acadêmicas, a começar pela possibilidade de inserir os profissionais de Unaí graduados pela Unimontes nas funções docentes. Outro ponto está na promoção de encontros permanentes entre a gestão, município e representantes da sociedade para minimizar as dificuldades de comunicação entre a sede e o campus.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia