A ampliação da oferta de cursos e a reiteração do compromisso com as ações da Universidade Estadual de Montes Claros em Janaúba marcaram o encontro entre o reitor João dos Reis Canela, o prefeito daquele município, Yuji Yamada, e o Superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Dimas Rodrigues, na manhã desta sexta-feira, na reitoria da Unimontes.
Também participaram o secretário municipal de Obras de Janaúba, Daílton dos Santos Ferreira, e a gerente regional de gestão estratégica da Codevasf, Felicidade Tupinambá. O reitor considerou pontual a articulação do prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, que faz coro às demandas apresentadas também pelos demais gestores públicos da microrregião da Serra Geral.
O encontro evidenciou a importância da produção de conhecimento, a formação profissional e o desenvolvimento de pesquisas no campus avançado de Janaúba. “Atualmente, 98% do corpo docente do campus de Janaúba é formado por mestres e doutores, o que comprova a sua condição de centro de referência da produção intelectual e de pesquisa. Isso é um marco em nossa Universidade”, comemorou o reitor.
NOVOS CURSOS – A Unimontes, junto à comunidade, já iniciou entendimentos para a implantação, naquele campus, dos cursos de Administração e Engenharia Ambiental. “Como em toda ação nesse sentido, é imprescindível a análise formal e criteriosa dos conselhos superiores da Unimontes, bem como do Governo de Minas”, completou o reitor.
O prefeito Yuji Yamada confirmou a importância da Universidade para a população de Janaúba e para os municípios vizinhos da microrregião da Serra Geral. Atualmente, o campus local oferece os cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia e Pedagogia e os mestrados institucionais em Produção Vegetal no Semiárido e Zootecnia.