A Universidade Estadual de Montes Claros formalizou a parceria, por mais um ano, para a realização da campanha em nível local e regional de prevenção e tratamento do câncer de próstata. Trata-se do movimento “Novembro Azul”, desenvolvido conjuntamente com a Maçonaria, por intermédio da Loja Vigilantes do Norte, e o apoio de parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – 11ª Subseção Montes Claros), Polícia Militar, Lions Clube, Faculdade de Ciência e Tecnologia (Facit), empresas e imprensa.

 

O cronograma da campanha foi apresentado na última semana (11/10), durante reunião na Reitoria da Unimontes. Em 2017, a campanha terá como tema “Novembro Azul – Elas por Eles”, como forma de incentivar os homens para que se mobilizem na mesma intensidade como as mulheres fazem na campanha Outubro Rosa, de prevenção e tratamento ao câncer de mama.

“A causa é extremamente válida e merece o total engajamento da comunidade universitária, especialmente porque reforça a cultura da prevenção”, observou durante a reunião o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. Ao oficializar o convite à Universidade, o venerável da Loja Maçônica Vigilantes do Norte, professor Herbert Alcântara, destacou o poder de mobilização que a Universidade possui, especialmente pela inserção de profissionais no mercado regional que já convivem com a cultura da solidariedade ainda na formação acadêmica.

AGENDA

A agenda da campanha será aberta à comunidade em geral, com ações entre 7 a 23 de novembro, como palestras, atendimento comunitário, caminhada, orientação esportiva e de incentivo às atividades físicas, além da realização de exames gratuitos de hepatite e PSA – de diagnóstico do câncer de próstata.

O trabalho incluirá, ainda, campanhas de orientação sobre os riscos e prevenção das doenças cardíacas e do diabetes, que também acometem os homens em grande intensidade. As atividades estão programadas para a Escola Estadual Simeão Ribeiro (Bairro Santa Rita), campus-sede da Unimontes (durante o Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão), Loja Maçônica Vigilantes do Norte (Bairro Ibituruna), Parque das Mangueiras (Morrinhos), Facit e Posto Opção (Bairro Cidade Nova).

Também participaram da reunião a pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães; o diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Allysson Danilo Dantas; o coordenador de Apoio ao Estudante, professor Gilson Fróes; e o secretário da Loja Vigilantes do Norte, Antônio Venâncio Júnior.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia