O público poderá participar de experiências interativas como o uso de óculos de realidade aumentada

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) somam esforços, apresentando à comunidade os seus cursos e avanços nas atividades de extensão e pesquisa, bem como a prestação de serviços, em estande compartilhado na 50ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes). A mostra agropecuária será aberta oficialmente pelo governador Romeu Zema nesta sexta-feira (28/06) e prosseguirá até o dia 7 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

Vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira, o vice-governador Mateus Simões, o reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiado e o presidente da Sociedade Rural, José Henrique de Carvalho Veloso – Foto: Ascom Unimontes

O evento marca a comemoração dos 80 anos da Sociedade Rural de Montes Claros, também parceira da universidade e organizadora da Exposição Agropecuária Regional. Professores, estudantes e bolsistas do IFNMG e da Unimontes estarão à disposição do público para apresentar e conversar com os visitantes do estande sobre as informações e os projetos das duas instituições.

O público participará de experiências interativas com o uso de óculos de realidade aumentada e verá como uma impressora 3D é capaz de criar objetos tridimensionais sólidos a partir de um modelo digital. Produtos regionais, como banana, cacau e fertilizantes, também serão expostos, a fim de destacar o papel do ensino, da pesquisa e da extensão em prol do desenvolvimento agrícola no Norte de Minas.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paula Santiago, ressalta a importância das atividades conjuntas em prol do fortalecimento das duas instituições e do desenvolvimento regional. Ele também destaca a relevância do trabalho conjunto desempenhado pela Universidade e pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

“Estamos entusiasmados com a parceria entre Unimontes e IFNMG na 50ª Expomontes. O estande compartilhado simboliza nosso compromisso em multiplicar resultados e contribuir para o desenvolvimento de Montes Claros e do Norte de Minas nas áreas de educação, pesquisa e tecnologia. Unindo forças, potencializamos nossas capacidades e oferecemos à comunidade inovações e conhecimentos que impulsionarão o progresso regional,” afirmou o reitor. “A nossa meta é repetir o sucesso que tivemos com a mesma iniciativa de mãos dadas com o IFNMG nas Expomontes de 2023, trazendo ainda mais avanços e soluções que beneficiem toda a população. Juntos, vamos construir um futuro mais promissor e sustentável para todos,” enfatiza o professor Wagner Santiago.

Estande compartilhado em 2023. – Foto Neto Macedo / Ascom Unimontes.

A importância da parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros para a apresentação dos projetos e serviços para a comunidade no estande compartilhado na Exposição Agropecuária também é enaltecida pelo diretor-geral do IFNMG, professor Renato Cota.

“Estamos muito animados em participar da 50ª Expomontes. Os alunos estão muito motivados com a oportunidade de apresentar parte do que é desenvolvido aqui no campus, seja nas áreas de química, engenharia química e computação, e também nas áreas de robótica, marketing, prototipagem de produtos e desenvolvimento de kits didáticos. Teremos uma amostra do que acontece no ensino, na pesquisa e na extensão, com viés de inovação,” assegura. “Para nós, é uma grande satisfação desenvolver essa iniciativa junto com a Unimontes, que é nossa parceira. Empreendemos ações que visam a fortalecer o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na nossa região. E unir forças nesse momento é de grande relevância para todos,” conclui o diretor do IFNMG.

SAIBA MAIS – A estrutura da Expomontes

Promovida pela Sociedade Rural de Montes Claros, a 50ª Expomontes conta com 102 estandes, espaço para a agricultura familiar e de variedades. A expectativa é que a feira movimente R$ 400 milhões em negócios, com a geração de 5,2 mil empregos temporários. Durante a exposição, serão promovidos 10 leilões, com a previsão de comercializar 12 mil animais.

Relacionadas

Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal
Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes receberá certificação CERNE para ambientes de inovação
HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo