Diretor-geral do órgão visita reitoria da universidade

A parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), voltada para a melhoria da qualidade de vida da população das regiões atendidas por ambas as instituições, foi tema de reunião realizada nesta quarta-feira (02/07), na Reitoria da Unimontes.

O reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, recebeu a visita do diretor-geral do Idene, Henrique Carvalho. Ele esteve acompanhado de integrantes da diretoria do órgão estadual: Wendel Pereira de Souza (diretor Regional Norte), Ludmila Peres (diretora de Planejamento, Gestão e Finanças), Saramires Castro (diretora Técnica), Julia de Castro Aleixo (gerente de Inclusão Social), Karina de Almeida Mafra (assessora técnica de Inclusão) e Juan Pablo Márcio da Silva (da equipe técnica regional).

Na oportunidade, o reitor Wagner de Paulo Santiago fez uma breve apresentação institucional da Universidade. Ele destacou as atividades de ensino, pesquisa e extensão, além dos avanços e novos cursos da instituição. Enfatizou também a prestação de serviços, especialmente, na área de saúde, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria, que oferece atendimento gratuito, 100% pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

O professor Wagner Santiago salientou que a proposta da Unimontes é atuar em conjunto com o Instituto, a fim de implementar projetos voltados para a melhoria das condições de vida da população. “A nossa disposição é que a Unimontes e o Idene venham atuar como duas instituições fortes do Governo do Estado no Norte e no Nordeste de Minas Gerais, abrangendo os vales do Jequitinhonha e do Mucuri”, afirmou o reitor.

O diretor-geral do Idene afirmou que o objetivo do órgão é contar com a parceria da Universidade, visando a soluções de problemas e o desenvolvimento socioeconômico da sua área de atuação, com o aproveitamento dos estudos e das pesquisas desempenhadas pela instituição superior. Entre as propostas discutidas, destaca-se a realização de um seminário voltado à busca de alternativas para enfrentar e amenizar a carência hídrica nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais.

Também foi debatida a possível participação do Idene no III Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes – Qualidade de vida e bem-estar: conectando pessoas, grupos e comunidades, que será promovido no período de 25 a 27 de setembro.

Fotos: João Morais/Ascom Unimontes

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro