Diretor-geral do órgão visita reitoria da universidade

A parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), voltada para a melhoria da qualidade de vida da população das regiões atendidas por ambas as instituições, foi tema de reunião realizada nesta quarta-feira (02/07), na Reitoria da Unimontes.

O reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, recebeu a visita do diretor-geral do Idene, Henrique Carvalho. Ele esteve acompanhado de integrantes da diretoria do órgão estadual: Wendel Pereira de Souza (diretor Regional Norte), Ludmila Peres (diretora de Planejamento, Gestão e Finanças), Saramires Castro (diretora Técnica), Julia de Castro Aleixo (gerente de Inclusão Social), Karina de Almeida Mafra (assessora técnica de Inclusão) e Juan Pablo Márcio da Silva (da equipe técnica regional).

Na oportunidade, o reitor Wagner de Paulo Santiago fez uma breve apresentação institucional da Universidade. Ele destacou as atividades de ensino, pesquisa e extensão, além dos avanços e novos cursos da instituição. Enfatizou também a prestação de serviços, especialmente, na área de saúde, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria, que oferece atendimento gratuito, 100% pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

O professor Wagner Santiago salientou que a proposta da Unimontes é atuar em conjunto com o Instituto, a fim de implementar projetos voltados para a melhoria das condições de vida da população. “A nossa disposição é que a Unimontes e o Idene venham atuar como duas instituições fortes do Governo do Estado no Norte e no Nordeste de Minas Gerais, abrangendo os vales do Jequitinhonha e do Mucuri”, afirmou o reitor.

O diretor-geral do Idene afirmou que o objetivo do órgão é contar com a parceria da Universidade, visando a soluções de problemas e o desenvolvimento socioeconômico da sua área de atuação, com o aproveitamento dos estudos e das pesquisas desempenhadas pela instituição superior. Entre as propostas discutidas, destaca-se a realização de um seminário voltado à busca de alternativas para enfrentar e amenizar a carência hídrica nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais.

Também foi debatida a possível participação do Idene no III Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes – Qualidade de vida e bem-estar: conectando pessoas, grupos e comunidades, que será promovido no período de 25 a 27 de setembro.

Fotos: João Morais/Ascom Unimontes

Relacionadas

Edital oferece seis vagas para atuação de acadêmicos no projeto de extensão “Movimenta Unimontes”
Unimontes firma Protocolo de Intenções para fomentar o desenvolvimento rural sustentável em Montes Claros
Estande da Unimontes na Expomontes 2025 promove interações tecnológicas e atrai visitantes
Unimontes está com inscrições abertas para bolsa de Pós-Doutorado em Ciências da Saúde – Valor é de R$ 5,2 mil
Unimontes apresenta inovação e interatividade na Expomontes 2025
Editora Unimontes anuncia lançamento integral das obras de Edital de 2023 – São mais de 20 títulos disponíveis