Foi assinado na tarde desta quarta-feira (29/7), o protocolo de intenções entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Fundação Cultural Genival Tourinho (FCGT) para projetos de cooperação técnica, científica e cultural com o desenvolvimento e a execução conjunta de programas educacionais. O documento foi assinado pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e a diretora Ellen Sousa Parrela, da TV Geraes, emissora educativa vinculada à FCGT. A pró-reitora e o pró-reitor adjunto de Extensão, professores Jussara Maria de Carvalho Guimarães e Paulo Eduardo Gomes de Barros, assinaram o documento como testemunhas.

O protocolo de intenções visa, ainda, o intercâmbio em assuntos científicos e tecnológicos na área de atuação das instituições e, especificamente, na co-realização de programas de televisão de natureza educativa e cultural com veiculação pela TV Geraes. A emissora é um canal educativo de TV aberta e retransmissor da Rede Minas/TV Cultura em Montes Claros (canal 2).

O reitor João Canela destacou a parceria já existente e que agora se fortalece com o protocolo de intenções. “A Universidade tem o seu compromisso social com a região e esta proposta de desenvolvimento de programas audiovisuais com a TV Geraes é uma rica oportunidade para dar visibilidade às várias ações da Unimontes”. E pontuou: “nosso papel como universidade pública é oferecer o conhecimento científico produzido com sua diversidade de pesquisas e tendo em vista a interação destes estudos com a comunidade regional”, ressaltou o reitor.

IMPORTNCIA REGIONAL

“Toda a equipe da Fundação e da TV Geraes está extremamente satisfeita com esta aproximação mais direta e objetiva com a Universidade Estadual de Montes Claros, considerando sua importância regional e a excelência na produção de conhecimento científico”, disse a diretora Ellen Parrela. “A TV Geraes está aberta para que a Universidade ajude-nos a dar destaque à informação de qualidade. Nossa proposta é dar visibilidade ao conhecimento, às pesquisas e às ações de extensão para a produção de programas nas áreas de atuação da Unimontes”, completa.

Além de divulgar o conhecimento especializado, a proposta também vai destacar as experiências bem sucedidas de alunos e professores, ações realizadas dentro e fora do ambiente acadêmico, inovação tecnológica e os variados programas e projetos de interesse regional. Foram sugeridos seis programas com focos diferenciados e com ações em Montes Claros e em cidades que a Unimontes possui campi. Logo serão divulgados os programas com as respectivas características e finalidades.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia