– Instituições apresentam serviços oferecidos à comunidade
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) marca presença na 29ª edição da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics), com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino do Norte de Minas (Fadenor). A feira, promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), foi iniciada na quinta-feira (12/09) e prossegue até domingo (15/09), no Parque de Exposições João Alencar Athayde.
O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, participou da solenidade oficial de abertura da Fenics, na noite de quinta-feira, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, e com outras autoridades civis, militares e lideranças da área empresarial.
“A Unimontes, como instituição pública de ensino superior, tem como missão não apenas formar cidadãos preparados para o mercado de trabalho, mas também atuar como um agente transformador em nossa sociedade, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e humano. É por isso que, além de participarmos como parceiros institucionais deste evento, temos também a honra de estar entre os expositores, compartilhando as pesquisas, inovações e projetos que nossos professores, alunos e pesquisadores vem desenvolvendo junto ao setor produtivo.”, destacou o reitor.
Ele ressaltou ainda as oportunidades que a feira oferece. “Acreditamos que a educação, ciência e inovação são pilares fundamentais para o avanço sustentável e para o fortalecimento da economia regional. A Fenics nos oferece a oportunidade de dialogar com empresas, empreendedores e o público em geral, mostrando como a Unimontes pode contribuir diretamente com inovação e tecnologia para o progresso de nossa comunidade.”
A Unimontes e a Fadenor apresentam os serviços oferecidos à comunidade, inclusive das Empresa Juniores Unimontes – EJU (curso de Administração) – e Metrus Jr. (curso de Engenharia Civil) e Economontes (curso de Ciências Econômicas).
O diretor técnico da Fadenor, professor Roney Versiani Sindeaux, explica que a proposta do estande na Fenics é apresentar a interação entre a fundação e os professores da universidade, que resulta na oferta de uma série de serviços disponibilizados para a comunidade, abrangendo as áreas de pesquisa, inovação e gestão.
“Demonstramos como as pequenas, médias e grandes empresas, assim como as organizações em geral, podem acessar os resultados das pesquisas, as competências e os conhecimentos gerados pelos professores e pesquisadores por meio da Fadenor”, afirma o professor Roney Versiani Sindeaux.
Ele cita como exemplo de serviço apresentado pela Fadenor e pela Unimontes um projeto de recuperação de áreas degradadas em unidades de conservação, elaborado por professores do curso de Agronomia (ministrado no Campus de Janaúba). O projeto foi contratado por uma empresa que realizará a recuperação de áreas degradadas em unidades de preservação como medida de compensação ambiental.
Os visitantes do estande têm a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos às prefeituras e entidades. Um deles é o Cadastro Técnico Imobiliário dos municípios. Também é apresentado o projeto de mapeamento do fluxo de processos da Secretaria Municipal de Finanças de Montes Claros, elaborado a partir de convênio com a prefeitura, visando à melhoria do atendimento aos contribuintes e empreendedores.