Incrementar o diálogo entre a Universidade e a classe estudantil para fortalecer o espaço de discussões coletivas e, também, permitir a elaboração da política de Assistência Estudantil da Universidade Estadual de Montes Claros. Este é um dos objetivos da I Conferência de Assuntos Estudantis, promoção da Unimontes, a partir de uma ação estrutural apoiada pelo Governo do Estado.
Em Minas Gerais, a gestão trabalha em conjunto com as universidades e as entidades estudantis para a implantação do Programa Estadual de Assistência Estudantil, com a possibilidade, ainda, de revisão da Lei Estadual 15.259/2004, que estabelece o Sistema de Reserva de Vagas para a Unimontes e a Universidade do Estado de Minas Gerais.
O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo Diretório Central de Estudantes da Unimontes (DCE). Diante da relevância do tema e da necessidade de uma discussão mais ampla sobre os temas selecionados, a Reitoria da Unimontes publicou a Portaria (37/2016), de 25 de maio, que constitui Comissão Paritária que irá auxiliar as atividades e estudos pertinentes às políticas estudantis.
Esta Comissão será responsável pela elaboração, implantação e operacionalização de propostas referentes às demandas dos estudantes e à política de assistência estudantil. Integram o grupo representantes da gestão superior (pró-reitores de Ensino, de Extensão, de Pesquisa e de Planejamento, Gestão e Finanças e de Pós-Graduação), representantes dos docentes, do Diretório Central dos Estudantes.
A Pró-Reitora de Extensão, professora Jussara Maria Carvalho Guimarães, preside a comissão.
EIXOS
A I Conferência de Assuntos Estudantis da Unimontes será realizada nesta sexta-feira (17/6), de 8 às 16 horas, no auditório do prédio 2 – Centro de Ciências Humanas (prédio 2), no campus-sede. A programação prevê formação de grupos de trabalho que irão debater eixos propostos como:
Eixo 1 – Permanência do acadêmico, estabelecimento de critérios por nível socioeconômico (moradia estudantil, alimentação, transporte, etc);
Eixo 2 – Permanência do acadêmico por mérito acadêmico, estabelecimento de critérios para distribuição de bolsas de monitoria, tutoria, etc;
Eixo 3 – Cultura, Esporte e Lazer;
Eixo 4 – Saúde do estudante;
Eixo 5 – Acessibilidade e Apoio Pedagógico.
Ao final, será elaborado um documento final sobre a Política de Assistência Estudantil que, por sua vez, será discutido de forma mais ampla e coletiva com a Universidade Estadual de Minas Gerais e também com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).
SERVIÇO
I Conferência de Assuntos Estudantis
Local: Auditório do CCH (prédio 1)
Horário: 8h às 16h
Data: 17 de junho
Mais informações: (38) 3229-8160 – Pró-Reitoria de Extensão