Acadêmicos, professores e servidores terão cursos gratuitos de Inglês

A Universidade Estadual de Montes Clarosfoi aprovada em edital do Programa Idiomas Sem Fronteiras, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e à Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação. Com a medida, a Unimontes passa a contar, permanentemente, com o Núcleo de Línguas – modalidade presencial – com ensino gratuito da língua inglesa.

O credenciamento atende às universidades estaduais e municipais. Até então, a Unimontes atendia à comunidade acadêmica como centro aplicador do teste de proficiência (Toefl). Agora, com o credenciamento, o nível da proficiência em língua estrangeira será ampliado, com foco na internacionalização por meio de cursos on-line, além de reforçar as ações de aprendizado e melhorar o acesso aos programas de mobilidade internacional.

Para ter acesso aos cursos presenciais, os acadêmicos precisam estar cursando ou ter cursado o “My English Online”. Estudantes de graduação e da pós-graduação podem se inscrever. A partir de agosto, o benefício será ampliado para os servidores, inclusive contratados e terceirizados.

MAIOR ALCANCE

Os professores da Educação Básica também serão contemplados em outra etapa. Os cursos irão trabalhar as competências específicas e variadas na proficiência em língua inglesa, como incremento ao processo de internacionalização do ensino e da pesquisa.

O elenco de mais de 600 cursos oferecidos pelo NucLi/Unimontes abrange diversas áreas como: Inglês para fins específicos: “Engenharia – Produção Oral: recepção de estrangeiro”; “Área Artística – Produção Escrita: Abstracts”, “Literatura – Compreensão Escrita: Artigos Científicos”, “Compreensão oral: Palestras e Aulas” e “TOEFL ITP: Preparatório”.

MY ENGLISH ONLINE

Para acessar o My English Online, o aluno deve cadastrar na plataforma por meio do link http://cadastro.myenglishonline.com.br, na qual receberá informações para acesso ao curso pelo e-mail. As vagas são limitadas. O acesso na plataforma se dá no horário que o aluno planejar.

Nos cursos presenciais, serão atendidos até 300 alunos por edição, com cada turma com um número máximo de 25 alunos em turnos variados (manhã, tarde e noite).

A coordenação do Núcleo de Línguas funciona em anexo ao Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC) da Unimontes – prédio 5 – campus-sede em Montes Claros. Mais informações pelo telefone (38) 3229-8067 com horário de funcionamento das 12h às 18h.