Major Dener Soares, comandante do 7º Batalhão de Bombeiros, entrega homenagem ao reitor Antonio Alvimar Souza (Fotos: Christiano Jilvan – Ascom/Unimontes)

A Unimontes e o Corpo de Bombeiros formarão um grupo de trabalho para definir um cronograma de parcerias e projetos que podem ser desenvolvidos em conjunto, ainda em 2019. O planejamento passa pela realização de treinamentos nas áreas de Sismologia, Georreferenciamento e Primeiros Socorros (no atendimento de casos infanto-juvenil).

O assunto foi discutido em visita de cortesia do comandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar, major BM Darlan Moreira Soares, ao campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros, na manhã desta quarta-feira (4/9). “Estamos trabalhando para reforçar a cultura da prevenção junto ao efetivo e à comunidade que atendemos”, reforçou o comandante, que foi recebido pelo reitor Antonio Alvimar Souza.

O major Darlan Soares confirmou, ainda, que o Corpo de Bombeiros Militar estará entre os parceiros na realização do projeto “Unimontes de Portas Abertas”, previsto para os dias 22 a 24 de outubro, com visitação aberta das escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio no campus-sede.

“Além de mostrar como é a carreira do Bombeiro Militar e como começá-la, faremos uma série de orientações sobre primeiros socorros, técnicas de salvamento aquático e prevenção aos riscos de incêndio”, disse o comandante. Segundo ele, o 7º BBM terá um estande no evento, com exposição de equipamentos de resgate e viaturas e exibição de vídeos.

HISTÓRICO

O reitor Antonio Alvimar ressaltou o histórico de parceria da Unimontes com os organismos de segurança e a importância da união de esforços no setor público na esfera estadual. Sobre as parceiras, sugeriu a realização de cursos organizados pelo Núcleo de Estudos Sismológicos (NES) da Unimontes, que desde 2012 faz o acompanhamento em tempo real dos abalos sísmicos registrados no município de Montes Claros.

Analista do Núcleo de Sismologia da Unimontes, Maykon Fredson faz as explicações sobre os registros oficiais de abalos na cidade, desde 2012

Durante a visita ao campus, o major Darlan e o reitor conheceram a sede do NES, anexa ao prédio 6. O analista de sismograma Maykon Fredson Freitas fez a explanação sobre o trabalho das duas estações mantidas pela Universidade, colocando à disposição dos militares todos os dados produzidos pela Unimontes e que estão integrados à Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

“LEI LUCAS”

Por sua vez, o CBMG convidou a Unimontes para fazer parte da campanha em prol da criação do Centro de Treinamentos de Bombeiros em Montes Claros e, também, apresentou demanda à Unimontes para o cumprimento da lei federal 13.722/2018, que consiste na oferta de cursos e treinamentos de profissionais e estagiários das escolas públicas e privadas de ensino básico com noções básicas em primeiros socorros (técnicas de reanimação, imobilização e estabilização de vítimas em casos de traumas e emergências clínicas). A legislação é chamada popularmente de “Lei Lucas”, após o óbito da criança de mesmo nome causado por engasgo com alimento, em São Paulo.

O reitor Antonio Alvimar recebeu um troféu do 7º BBM como reconhecimento e agradecimento “ao irrestrito apoio da Unimontes” à unidade do Corpo de Bombeiros em Montes Claros.

TAGS:Gestão

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária