Metas é criar oportunidades de geração de renda para pequenos produtores rurais

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) assinaram termo de cooperação e intercâmbio técnico e científico para a elaboração de estudos, programas e capacitação para o aprimoramento das técnicas e expansão da piscicultura.

O termo foi assinado nesta quinta-feira (22), em Janaúba, no Centro Cultural Marly Sarney, parceria entre a Unimontes, Codevasf, Favag e Funorte, pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, e pelo diretor da superintendência regional da Codevasf em Minas Gerais, Aldimar Rodrigues Filho. O encontro aconteceu na abertura do 3º Seminário de Piscicultura do Norte de Minas.

Um dos objetivos do acordo é garantir a realização de pesquisa para o desenvolvimento de técnicas e ações que possam ampliar a produção ou ser uma nova opção de renda, principalmente, para os pequenos produtores rurais, ampliando o retorno social das ações da Unimontes e da Codevasf.

O termo beneficiará, também, as áreas de conservação de recursos naturais, manejo do solo, ovinocaprinocultura, silvicultura, apicultura e tecnologia de alimentos, de acordo com as demandas a serem identificadas pelas instituições.

Além da revitalização das microbacias e sub-bacias da região do médio São Francisco, o Seminário discutiu a sustentabilidade econômica, social e ambiental por meio da piscicultura.

Para o reitor Antonio Alvimar, a parceria representa o compromisso que a instituição precisa ter, permanentemente, com as necessidades da sociedade, principalmente diante do grande potencial de pesquisa do Campus Janaúba, que contribui de forma prática na solução de problemas enfrentados pelo Norte de Minas.

“O termo tem foco o pequeno produtor, que vê na piscicultura um potencial a ser explorado, mas necessita de amparo técnico e pesquisas para melhorar a produção e aumentar a renda, gerar emprego e estimular outros produtores a investirem no setor”, disse o reitor.

SEMINÁRIO

O 3º Seminário de Piscicultura reuniu pesquisadores, professores, piscicultores, estudantes e setores envolvidos para discutir os avanços na produção de peixes. No encontro foram apresentadas alternativas para a realidade norte-mineira, como técnicas na alimentação de peixes, como o Sisteminha da Embrapa, integrado para produção de Alimentos, e o uso de insetos como alimento.

TAGS:Gestão

Relacionadas

Unimontes, em parceria com a Fiocruz, realiza estudo sobre teste rápido para a doença de Chagas – Ação faz parte do Projeto Cuida Chagas
Doutorandas e mestranda do PPGCS/Unimontes têm artigo premiado em 1º lugar no XXIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital
Inscrições abertas para orientadores de Iniciação Científica, via Proinic/Bic-Júnior – são 120 bolsas para a Unimontes
Unimontes oferece 180 bolsas de Iniciação Científica no BIC/Uni e 300 vagas no ICV – Inscrições até 30 de outubro
Proinic/Pibic disponibiliza para Unimontes 160 bolsas. Inscrições seguem até 30 de outubro
FAPEMIG lança chamada de apoio à infraestrutura para pesquisa na Unimontes e UEMG