A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) segue com inscrições abertas, até 1º de julho, para seleção de orientadores de Iniciação Científica de estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da rede pública de Minas Gerais, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para Alunos do Ensino Médio (PIBIC-EM). A inIciativa é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e administrada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). O público-alvo são professores da Unimontes. O Edital oferece 26 bolsas de Iniciação Científica de livre concorrência para vigência no período de 1° de setembro de 2025 a 31 de agosto de 2026.

Inscrição

Os candidatos devem se inscrever, por meio do envio da documentação exigida, na página do Google Formulários, via link https://docs.google.com/forms/d/1b4hzj6ASGoQ0q8aPTh_OJ5dvK5U6x3Fsy3K3CAWvZY8/preview. Os documentos podem ser conferidos no Edital.

Requisitos

Para participar do processo seletivo, o interessado deve ter vínculo formal com a Unimontes como professor de ensino superior; possuir a titulação mínima de Mestre e produção científica, tecnológica ou artístico-cultural, que serão analisados conforme critérios especificados no Anexo II do Edital; não estar afastado para treinamento ou por qualquer outro motivo durante a vigência da Iniciação Científica; ter projeto de pesquisa que reflita originalidade, relevância e viabilidade técnica, compatível com o plano de trabalho proposto para o acadêmico e apresente preferencialmente, aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos deverão, no momento do cadastro do acadêmico, apresentar o comprovante de aprovação ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e em casos de projetos que envolvam experimentação e bem-estar animal deverão, no momento do cadastro do acadêmico, apresentar o comprovante de aprovação a Comissão de Ética no Uso de Animais -; não estar inadimplente com os Programas Institucionais de Iniciação Científica; estar cadastrado no Lattes/CNPq (http://www.cnpq.br); selecionar e indicar, para o cadastro da bolsa, estudante do ensino fundamental, médio e/ou profissional da rede pública, sediadas em Minas, aluno com perfil e desempenho compatível com as atividades previstas no plano de trabalho, observados princípios éticos e conflito de interesse.

Atribuições

O candidato a orientação de iniciação científica PIBIC-EM/CNPq deverá assumir compromisso formal com as atividades do estudante, que envolvem: a) estabelecimento de condições adequadas de acesso às instalações laboratoriais ou outras imprescindíveis para realização do Plano de Trabalho do bolsista; b) orientação do estudante nas diversas fases do trabalho de pesquisa proposto, incluindo elaboração de relatórios técnico-científicos, de resumos ou artigos e a divulgação de resultados em congressos, seminários ou outros eventos; e c) acompanhamento na participação obrigatória do estudante no IV Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes em 2026.

O orientador deverá incluir o nome do estudante nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiveram a participação efetiva do mesmo e assegurar nas divulgações públicas, o devido crédito ao apoio recebido do CNPq/UNIMONTES.

Resultados

O resultado preliminar será divulgado em 07 de agosto, enquanto o resultado final, em 18 de agosto de 2025, ambos no sítio eletrônico: www.unimontes.br.

O processo seletivo poderá contemplar projetos em todas as áreas do conhecimento, preferencialmente, que apresentem aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia e, Inovações (MCTI).

O cadastro ao PIBIC-EM/CNPq será realizado exclusivamente via internet. Para tanto, o candidato contemplado com bolsa precisará enviar a documentação especificada no Edital, entre os dias 19 e 26 de agosto, em página que será disponibilizada na divulgação do resultado final.

O objetivo do PIBIC-EM é despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da rede pública, a partir de integração com a universidade.

Relacionadas

Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia
ProfLetras – Exame Nacional de Acesso destina 22 vagas para Unimontes – Inscrições começam no dia 15 de setembro
Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores 
Unimontes celebra recepção e graduação de empreendimentos da Incubadora de Empresas Inemontes
Unimontes apresenta ações e serviços na 30ª Fenics em estande compartilhado com a Fadenor e o Centro de Excelência Sertão