voto distrital, fidelidade partidária e reeleição são alguns dos temas que serão discutidos no Debate sobre Reforma Política, que acontecerá nesta quarta-feira (23), das 8 horas ao meio-dia, na Câmara Municipal de Montes Claros. A iniciativa é da Unimontes, por intermédio do departamento de Política e Ciências Sociais, em parceria com a Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo.

O evento é voltado para vereadores, dirigentes partidários, líderes comunitários, professores, acadêmicos, sociólogos e demais interessados, com entrada gratuita. O objetivo é discutir os principais pontos do projeto da reforma política, em tramitação no Congresso Nacional.

A abertura oficial, às 8 horas, será feita pelo presidente da Câmara de Montes Claros, Valcir Soares (da Ademoc), juntamente com a chefe do departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes, professora Idalécia Soares Correia. Ás 8h30, haverá a palestra “Sistemas Eleitorais”, seguida de debates. O tema será abordado pelo cientista político Antonio Gonçalves Maciel, professor da Unimontes.

A partir das 9h50, acontecerá uma mesa redonda sobre as principais questões da reforma política, tendo como mediador o vereador Alfredo Ramos e debatedores os professores Antonio Gonçalves Maciel e Idalécia Soares Correia, juntamente com os vereadores Athos Mameluque, Cláudio Rodrigues (Claudinho da Prefeitura) e Rita Vieira.

O primeiro tema de discussão será “Financiamento de Campanhas”. Outros pontos da reforma política que estarão em debate são: “Listas fechadas e abertas – fidelidade partidária, avanço ou retrocesso?”, às 10h30; “Voto distrital” (11 horas) e “Reeleição para cargos executivos e/ou extensão de mandato” (11h30).

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia