A Universidade Estadual de Montes Claros e a Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer são parceiras da ação “Outubro Rosa”. A campanha em 2017 será marcada com o lançamento oficial da V Exposição “Vida Rosa: Um Novo Olhar”, coordenada pelo Projeto de Extensão da Unimontes – “Vida”, que há 13 anos atende pacientes em diversos estágios do tratamento do câncer de mama, desde o controle até a reabilitação.

A solenidade de lançamento será no próximo dia 16, às 19h30, no campus-sede, em evento programado para o espaço em frente à Reitoria. Além da exposição, haverá uma sessão de homenagens às madrinhas e padrinhos do “Outubro Rosa”. Conforme a coordenadora da mostra, professora Claudiana Donato Bauman, os homens estão envolvidos como padrinhos em razão do grande número de câncer de mama no sexo masculino.

“Temos também que mobilizar os homens, pois a doença também os acomete. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada 60 casos entre as mulheres há um diagnóstico entre os homens. Nossa proposta é ampliar a conscientização sobre as causas, prevenção e tratamento da doença”, afirmou a professora.

Confira

A organização geral do evento está sob a responsabilidade da educadora Eunice Loyola Pereira, com curadoria da empresária Ivana Tupinambá e o olhar criativo da artista plástico Conceição Mello, que cuidará da finalização das fotos.

Unimontes VIDA

A exposição fotográfica é resultado de parcerias com diversos profissionais da cidade. A fotógrafa Júnia Rebello, pela primeira vez, fez o registro das pacientes; atualmente, são 38 mulheres assistidas pelo projeto. A produção de maquiagem e cabelo também teve a parceria da Trancosos Beauty, com 15 profissionais na produção, além do trabalho da design Renata Fagundes Neryf (sobrancelhas).

A exposição será itinerante: no dia 19 de outubro, às 20h, será levada para o espaço do Shopping Ibituruna. No dia 22, às 7h, na Praça dos Jatobás, durante a caminhada “Outubro Rosa”, e, no dia 23 de outubro, às 19h30, no Montes Claros Shopping.

HOMENAGEM ESPECIAL

Durante a solenidade oficial de abertura da campanha será prestada homenagem especial à jornalista Rosângela Alves, falecida em junho deste ano. A profissional sempre divulgou e apoiou as ações de prevenção do câncer de mama e foi madrinha do Outubro Rosa em 2015.

SOBRE O PROJETO “VIDA”

As pacientes recebem todo tipo de tratamento junto ao projeto de extensão, coordenado pela professora Claudiana Donato Bauman, do Departamento de Educação Física e do Desporto, com o apoio da rede “Aprovida – Amigos do Projeto Vida”, formada por profissionais liberais de diversas áreas (médicos, advogados, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos). O projeto tem o envolvimento de acadêmicos e egressos do curso de Educação Física da Unimontes.

MAIS AÇÕES – No Outubro Rosa, mês de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, haverá mais ações na cidade com o envolvimento direto da Unimontes. Entre os dias 15 e 30 de outubro, os projetos Unimontes Solidária e “Bateras na Praça” participam de atividades junto ao Instituto Viver na campanha “Ame-se, Cuide-se”.

SERVIÇO
Lançamento oficial – Exposição Vida Rosa “Um Novo Olhar” | Sessão de homenagens “Outubro Rosa”
Data: 16 de outubro
Horário: 19h30 | Local: campus-sede da Unimontes (prédio da Reitoria)