Nesta terça-feira (16/07), gestores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da Subsecretaria de Estado de Ensino Superior estiveram reunidos no campus-sede da Unimontes, para debater assuntos relacionados às parcerias na educação a distância, no âmbito da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (UAITEC).

“A Universidade Estadual de Montes Claros é referência nacional em educação a distância. A intenção é que a Unimontes seja responsável pelos pólos da UAITEC no Norte de Minas e nos Vales”, adiantou o subsecretário Cláudio Batista. Segundo ele, as áreas contempladas seriam cursos tecnólogos em Gestão Pública, Saúde Pública e Hotelaria, além de mestrados profissionais a distância.

Coordenador pedagógico da UAITEC, o professor Gilberto Caixeta também participou do encontro e destacou a importância das reuniões técnicas e de trabalho entre Unimontes e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). “Os cursos a distância da UAITEC fazem parte de uma política do Estado para a educação superior. A meta da Sectes é de implantar 35 polos nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sob a responsabilidade da Unimontes, com projeção de formar 15 mil tecnólogos nos próximos anos”, adiantou.

Caixeta ressaltou que já existe uma proposta da UAITEC ao Governo do Estado para a concessão de bolsas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para a melhor qualificação de professores.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, salientou que a universidade encontra-se afinada e à disposição para a implantação dos cursos de educação a distância no Norte de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Ele destacou, no entanto, que é preciso debater profundamente a questão de gerenciamento de pessoal e de recursos tecnológicos para que a Universidade seja sustentável neste sentido e tenha condições de atender as demandas de forma integral conforme os cronogramas de trabalho.

Também participaram do encontro o professor Jânio Marques Dias, diretor do Centro de Educação a Distância – com a equipe gestora do CEAD/Unimontes; professores João Felício Rodrigues Neto e professora Francely Aparecida dos Santos, pró-reitor e pró-reitora adjunta de Ensino; e Joelina da Conceição Alves de Almeida, assessora de Gestão Estratégica e Inovação, além de professores e servidores do CEAD.