Em agosto, a Universidade Estadual de Montes Claros será parceira em um dos principais eventos do País sobre tributação. Trata-se da quarta edição do Congresso Mineiro de Direito Tributário e de Direito Financeiro, programado para os dias 22 e 25 de agosto. A projeção para este ano é de reunir 1,5 mil participantes, entre magistrados, promotores, advogados, acadêmicos, contadores e peritos, dentre outros profissionais que atuem nas áreas afins. Dentre os temas definidos estão “Os 30 Anos da Constituição Federal” e “Gestão de Escritórios de Advocacia”. A Associação Mineira de Direito do Estado (AMIDE) é a realizadora do Congresso.

As atividades acontecerão no Portal Eventos, com a realização de 35 painéis temáticos. Dentre os congressistas estarão alguns dos principais expoentes do Direito Público nacional, como os ex-ministros e ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Mário Velloso e Carlos Ayres Britto; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha, Regina Helena Costa e Mauro Luiz Campbell Marques; o Advogado-Geral do Estado de Minas Gerais, Onofre Alves Batista Júnior; e os procuradores Ary Timóteo Júnior, Jorda’anna Maria Lopes Gusmão e Daniel Giotti de Paula, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Chefe do Departamento de Direito Público Subjetivo, o professor Farley Soares Menezes é o coordenador geral do evento e destaca a dimensão alcançada nos quatro anos de realização. Nas três primeiras edições, o Congresso reuniu 3485 participantes, média superior a mil pessoas a cada ano. Com a projeção alcançada, explica o professor, a partir de 2019, o Congresso mudará a denominação de estadual para nacional.

CONFIRA

“Durante quatro dias, Montes Claros será a principal cidade do País na discussão dos temas associados ao Direito Tributário e Financeiro, não apenas com relatos de experiências, mas, especialmente, com a discussão acerca das jurisprudências relacionadas aos temas escolhidos para os painéis e conferências”, explica o professor Farley Menezes. Segundo ele, foi desenvolvido um aplicativo para a transmissão em tempo real de todo o evento, permitindo que pessoas se inscrevam e acompanhem os painéis e conferências em suas próprias cidades.

As inscrições estão abertas para estudantes de graduação e de pós-graduação, advogados e profissionais no site do evento: www.amidemg.com.br. Já são 900 participantes confirmados, com destaque para os acadêmicos dos cursos de Direito da Unimontes e das demais instituições de ensino da cidade: Funorte, Faculdades Pitágoras (FIP-MOC), Faculdades Prominas e Faculdades Santo Agostinho, que são apoiadoras do Congresso.

Congresso Mineiro de Direito Tributário e de Direito Financeiro
Temas: “30 Anos da Constituição e o Futuro do Direito Tributário”
Datas: 22 a 25 de agosto
Locais: Portal Eventos e 11ª Subseção da OAB Montes Claros