Desafogar os hospitais de Montes Claros e melhorar a estrutura e qualidade do atendimento de urgência e emergência nos municípios do Norte de Minas. Com este objetivo, a  Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) formalizou na manhã desta sexta-feira (1º/7), a doação de 105 equipamentos de urgência e emergência para 19 instituições do Norte de Minas. Ao todo, 18 hospitais serão contemplados com o recebimento de equipamentos, além do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrum).

DSC 0193 - Cópia

Delegado da Receita Federal, Gilmar da Silva Medeiros

Neste ano, a Unimontes recebeu da Receita Federal a doação de equipamentos importados e mais modernos e, por essa razão, o Hospital Universitário iniciou o processo de substituição dos aparelhos de urgência e emergência que possuem, em média, quatro anos de uso, possibilitando que outros hospitais realizem procedimentos por mais tempo. Entre outros equipamentos, os municípios de Bocaiúva, Brasília de Minas, Coração de Jesus, Francisco Sá, Janaúba, Januária, Monte Azul, Porteirinha e Salinas serão contemplados com o recebimento de mesas cirúrgicas. Isso possibilitará a abertura de novos blocos cirúrgicos na região, o que viabilizará descentralizar de Montes Claros parte da realização de procedimentos médicos de maior complexidade.

A assinatura da doação, resultante de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Superintendência Regional de Saúde e Gerências Regionais de Januária e Pirapora, foi realizada no Salão dos Conselhos do campus-sede (prédio da Reitoria) e contou com as presenças de prefeitos, secretários e representantes de 17 municípios do Norte de Minas. A solenidade foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, acompanhado pelo vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza.

“A saúde pública do Norte de Minas inaugura uma nova etapa de conquistas. Mais uma vez, a Unimontes e o HUCF, por meio de uma atuação altamente comprometida com o desenvolvimento do Norte de Minas, abraça a causa da melhoria da assistência médica e hospitalar das nove microrregiões de saúde”, acrescenta a superintendente regional de Saúde, Patrícia Guimarães, que acredita que a iniciativa viabilizará a diminuição do fluxo de pacientes que deixam suas cidades em busca de atendimento nos hospitais de Montes Claros.

“Teremos certamente, com a ajuda de todos, a oportunidade de levarmos não só a efeito uma ação de compartilhamento de direitos, mas principalmente objetivos comuns que hoje firmamos,” afirmou o reitor João dos Reis Canela.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

DSC 0189 - Cópia

Superintendente Regional de Saúde, Patrícia Guimarães

De acordo com o superintendente do HUCF, José Otávio Braga Lima, o hospital repassará os aparelhos para instituições de nove microrregiões de saúde da região com o objetivo de oferecer estrutura adequada para a prestação dos serviços à população.

“A Receita Federal se sente partícipe dessa iniciativa. As atividades da Receita não se restringem à arrecadação e fiscalização tributária, mas esse é um exemplo que demonstra o alcance das atividades que ultrapassam a questão da prevenção e repressão aos devidos tributários. Com essa doação, a Unimontes potencializa os feitos da doação, ampliando os resultados para toda a região”, destaca o delegado da Receita Federal, Gilmar da Silva Medeiros.

A previsão é que o processo de transferência dos equipamentos seja concluído em dois meses.

DISTRIBUIÇÃO

Os estudos para distribuição dos equipamentos foram feitos pelo Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SRS. Além da capacidade técnica para a realização de procedimentos de maior complexidade, a Superintendência Regional de Saúde adotou como critérios prioritários a doação de equipamentos a instituições totalmente públicas e filantrópicas. Instituições privadas, mas que também prestam serviços à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando a rede de assistência à saúde, também serão beneficiadas.