O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), divulga programação local no âmbito da 19ª Primavera dos Museus. Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento, que ocorre em todo o país, será realizado na cidade entre os dias 22 e 28 de setembro com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”. Os interessados devem se inscrever no link bit.ly/4ggx1nd. Haverá emissão de certificado de 30h.
Programação
As atividades serão realizadas no próprio MRNM, que fica na rua Coronel Celestino, 75, Corredor Cultural Padre Dudu, centro histórico da cidade.
A palestra de abertura está prevista para o dia 23, às 19h, sobre “Desertificação no Norte de Minas Gerais: Cenário e Perspectivas”, pelo Luís Ricardo Fernandes da Costa, do Programa do Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Unimontes.
No dia 24, às 17h, vai acontecer, no Observatório do Futebol, estudo de texto sobre “O negro no futebol brasileiro”, de Mario Rodrigues Filho, sob coordenação do professor Georgino Jorge de Souza Neto.
Já no dia 25, dentro do CineMuseu e Cinema Comentado CineClube, será a vez da mostra “Pela tela, pela janela: As cores de Almodóvar e exibição do filme “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, com direção de Pedro Almodóvar, sob coordenação do professor Elpídio Rocha.
Enquanto que, no dia 28, das 9h às 14h, haverá Abertura do Museu no Domingo – com apresentações musicais no contexto do “Violão no Museu”, sob coordenação do músico Jukita Queiroz.
Simultaneamente, de 22 a 28 de setembro, das 08h às 17h30min, haverá exibição do curta “Para onde foram as andorinhas?”, com direção de Mari Corrêa, e as exposições “Sertão”, de Riciere Teixeira; “Didática – Curso técnico em design de interiores” (Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez); e “Faces do Mercado”, de Neto Macedo.
Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus é uma ação anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que visa intensificar a relação entre os museus e a sociedade brasileira, a partir da valorização do patrimônio cultural. O evento acontece na semana em que se inicia a estação da primavera (setembro) e estimula museus de todo o país a criar programações especiais, como exposições, oficinas e palestras, todas centradas num tema escolhido pelo Ibram.
O evento convida museus, instituições de memória, espaços e centros culturais do Brasil a participarem dessa grande mobilização cultural.
Museus e mudanças climáticas
A crise climática já não é mais uma ameaça futura, mas realidade presente que redefine paisagens, culturas e modos de vida em todo o planeta. Revela vulnerabilidades históricas e reforça a urgência de ações coletivas. Nesse contexto, os museus, vistos como espaços de preservação do passado, significação do presente e projeção do futuro surgem como atores importantes no enfrentamento dessas transformações.
A 19ª Primavera dos Museus traz, portanto, reflexão sobre como essas instituições podem documentar, pesquisar, educar e intervir nas práticas relacionadas aos impactos ambientais, evidenciando suas conexões com a memória, a justiça e a criatividade humana.





