A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou na manhã desta sexta-feira (12/07), o resultado final do 2º Processo Seletivo 2013, com a aprovação de 672 candidatos de 32 cursos. A lista dos aprovados até o limite de vagas está afixada em frente ao prédio da Comissão Técnica de Concursos (Cotec), no campus-sede, e disponível no portal eletrônico www.cotec.unimontes.br. O concurso teve 8.314 inscritos, sendo que as provas foram aplicadas no dia 9 de junho, com 14% de abstenção.

As matrículas devem ser feitas entre a terça-feira (16/07) e a quinta-feira (18), das 8 às 17 horas. No campus-sede, a Secretaria Geral disponibilizará uma estrutura especial para atendimento dos aprovados, no auditório do prédio 3. Nos demais campi, os aprovados devem procurar as secretarias setoriais, nas mesmas datas e horários.

A documentação exigida é a seguinte: cópia autenticada da carteira de identidade, comprovante de votação da última eleição (dois turnos), certificado de reservista, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e certificado de conclusão do ensino médio ou técnico (histórico ou declaração válida por 30 dias), além de 2 fotos 3×4 recentes.

Dos três primeiros lugares na classificação geral, dois são de candidatos pelo sistema de reserva de vagas.

Maria Vieira e a filha Amanda

Maria Vieira e a filha Amanda, primeira colocada geral do vestibular de meio de ano da Unimontes (fotos: Andrey Librelon)

Amanda Fernandes Vieira, que fez as provas pelo sistema de reserva de vagas na categoria afrodescendente do curso de Enfermagem, conquistou o primeiro lugar geral do vestibular com 204,5 pontos em 230 possíveis. Ela também foi aprovada para o curso de Medicina na mesma categoria, com 189 pontos. Sobre qual curso vai seguir carreira, Amanda já fez a escolha: “quero ser médica e me especializar em oncopediatria”.

A jovem de 19 anos é filha da dona de casa Maria Aparecida Vieira e do encarregado de operação Romilson Vieira de Jesus. Ela cursou todo o ensino fundamental na rede pública: Escola Municipal Jair de Oliveira e Escola Polivalente. No ensino médio, ganhou bolsa integral em um colégio, assim como aconteceu no curso pré-vestibular. Essa foi a quarta vez que tentou ingressar na Unimontes. “Valeu todo o sacrifício. Cheguei a acordar de madrugada para atualizar os estudos. Me sinto realizada por entrar numa universidade pública e reconhecida”. O irmão Diego Fernandes Vieira, irmão de Amanda, concluiu a graduação em História em 2011 pela Unimontes e agora está matriculado no curso de Direito da instituição.

Também aos 19 anos, Lorena David Pinheiro obteve a 2ª colocação geral, com 202,1 pontos – melhor colocada entre os candidatos ao curso de Medicina pelo sistema universal.

Aprovado na categoria egresso de escola pública pelo sistema de reserva de vagas no curso de Medicina, José Geraldo Borém Júnior obteve o terceiro lugar geral no vestibular de meio de ano da Unimontes, com 201,1 pontos.