A Universidade Estadual de Montes Claros busca fortalecer a mobilização para que a comunidade acadêmica participe mais do processo de elaboração do novo estatuto da Unimontes – a Estatuinte. O assunto foi discutido em reunião na manhã desta quarta-feira (14/3), entre o reitor em exercício, professor Antonio Alvimar Souza, a presidente da Comissão Especial da Estatuinte, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, e os diretores dos Centros de Ensino: professores Maria ngela Figueiredo Braga (Centro de Ciências Sociais Aplicadas/CCSA), Mariléia de Souza (Centro de Ciências Humanas/CCH), Guilherme Barbosa Vilela (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/CCET) e Graciana Guerra David (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/CCBS).

A professora Maria das Dores Veloso apresentou um balanço dos trabalhos da Comissão Especial e da elaboração do novo estatuto da Unimontes, que é o principal documento que regulamenta e organiza a estrutura e funcionamento da universidade. Ela falou sobre as dificuldades enfrentadas e a necessidade de busca da maior participação dos professores, servidores técnico-administrativos e alunos, dentro da proposta da universidade de construir a proposta democraticamente, com ampla participação de todas as instâncias da instituição. O processo é aberto à Sociedade Civil, que pode encaminhar proposições e sugestões à Comissão Especial da Estatuinte.

Durante a reunião, realizada na Reitoria, foram discutidas as novas estratégias para mobilizar a participação nesses trabalhos nos centros de ensino. Na oportunidade, o reitor em exercício Antonio Alvimar Souza também enalteceu o trabalho desempenhado pela Universidade em busca da maior participação dos integrantes da comunidade acadêmica em suas ações, promovendo também a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão e da qualidade dos serviços oferecidos à população.

Ficou acertado que a Unimontes deverá promover um workshop para apresentação dos trabalhos da Estatuinte, com a participação de representantes de todos os centros de ensino. O objetivo é a sensibilização sobre a importância do envolvimento de todos os integrantes da comunidade acadêmica e reforçar as estratégias para uma grande adesão. Também serão fortalecidas as ações de divulgação da Estatuinte com a comunidade acadêmica, inclusive, dentro das salas de aula.

A proposta de realização do workshop será ainda detalhada pela presidente da Comissão Geral da Estatuinte, que definirá o local e data do encontro, assim como as principais questões sobre a logística do evento. A comissão obedece a um calendário dos trabalhos, que prevê a realização de audiências publicas e de um congresso geral.