A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) titulou mais  345 profissionais e 23 cursos de graduação ministrados no seu campus-sede. Eles foram diplomados nas cerimônias de outorga de grau unificadas, realizadas nos dias 17 e 18 de julho, no Salão de Eventos da  11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Montes Claros.

Reitor e vice-reitor da Unimontes ladeados por membros da gestão superior – Foto: Fabrícia Andrade/Ascom Unimontes
Turma de graduandos – Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

As solenidades foram presididas pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago,  juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, contando com as presenças de demais integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos, familiares dos graduados, autoridades e convidados. 

No dia 17 de julho foi realizada a solenidade de outorga de grau dos cursos de  Administração, Artes Música, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Religião, Educação Física, Enfermagem, Filosofia, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português e Odontologia.

No dia 18 de julho, aconteceu a cerimônia de diplomação dos  novos profissionais graduados nos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Civil, Matemática, Pedagogia, Serviço Sistemas de Informação e Tecnologia em Gestão Pública.

Ao presidir as solenidades de outorga de grau unificadas, o reitor  Wagner de Paulo Santiago cumprimentou os novos profissionais e seus familiares. Ele  ressaltou as ações implementadas pela atual gestão da Universidade, anunciando também os projetos da instituição. Nesse sentido, ressaltou a importância da participação  dos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

“Completamos seis meses à frente da Unimontes. Foi um período  curto e de muitos desafios . Mas, já alcançamos diversas vitórias, que compartilhamos com toda a comunidade acadêmica e com a população em geral”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago. 

Ele lembrou que em maio passado, a Universidade Estadual de Montes Claros completou 61 anos de existência, com números exitosos e inspiradores. “Contamos com mais de 13 mil estudantes matriculados e a família Unimontes alcança cerca de 3 mil integrantes, entre  professores, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados”, enfatizou.

Ao mencionar os novos projetos da instituição, o reitor destacou que uma das metas da atual gestão é a retomada das obras do Teatro da Unimontes, em fase de acabamento no campus-sede. Ele anunciou que a proposta da reitoria é que as solenidades de outorga de grau já sejam realizadas no novo espaço em 2024. 

MUDANÇAS TECNOLÓGICAS

O professor Wagner de Paulo Santiago abordou as mudanças do mundo como a chegada da  inteligência artificial e seu impacto no nosso cotidiano. “Temos um mundo em transformação por conta das inovações tecnológicas. E uma delas é o surgimento do CHAT GPT, que chegou prometendo alterar nossas vidas e  respondendo às mais diferentes perguntas de cunho científico ou mesmo de curiosidades, sem o mínimo de esforço”, disse.

“Entretanto, por mais que o CHAT GPT seja revolucionário, a máquina não vai nos substituir por completo. A capacidade humana pode fazer muito mais do que a inteligência artificial. E nessa superioridade do ser humano que acreditamos”,  concluiu o reitor.

Relacionadas

Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal
Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões