A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) titulou mais 345 profissionais e 23 cursos de graduação ministrados no seu campus-sede. Eles foram diplomados nas cerimônias de outorga de grau unificadas, realizadas nos dias 17 e 18 de julho, no Salão de Eventos da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Montes Claros.
As solenidades foram presididas pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, contando com as presenças de demais integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos, familiares dos graduados, autoridades e convidados.
No dia 17 de julho foi realizada a solenidade de outorga de grau dos cursos de Administração, Artes Música, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Religião, Educação Física, Enfermagem, Filosofia, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português e Odontologia.
No dia 18 de julho, aconteceu a cerimônia de diplomação dos novos profissionais graduados nos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Civil, Matemática, Pedagogia, Serviço Sistemas de Informação e Tecnologia em Gestão Pública.
Ao presidir as solenidades de outorga de grau unificadas, o reitor Wagner de Paulo Santiago cumprimentou os novos profissionais e seus familiares. Ele ressaltou as ações implementadas pela atual gestão da Universidade, anunciando também os projetos da instituição. Nesse sentido, ressaltou a importância da participação dos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
“Completamos seis meses à frente da Unimontes. Foi um período curto e de muitos desafios . Mas, já alcançamos diversas vitórias, que compartilhamos com toda a comunidade acadêmica e com a população em geral”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago.
Ele lembrou que em maio passado, a Universidade Estadual de Montes Claros completou 61 anos de existência, com números exitosos e inspiradores. “Contamos com mais de 13 mil estudantes matriculados e a família Unimontes alcança cerca de 3 mil integrantes, entre professores, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados”, enfatizou.
Ao mencionar os novos projetos da instituição, o reitor destacou que uma das metas da atual gestão é a retomada das obras do Teatro da Unimontes, em fase de acabamento no campus-sede. Ele anunciou que a proposta da reitoria é que as solenidades de outorga de grau já sejam realizadas no novo espaço em 2024.
MUDANÇAS TECNOLÓGICAS
O professor Wagner de Paulo Santiago abordou as mudanças do mundo como a chegada da inteligência artificial e seu impacto no nosso cotidiano. “Temos um mundo em transformação por conta das inovações tecnológicas. E uma delas é o surgimento do CHAT GPT, que chegou prometendo alterar nossas vidas e respondendo às mais diferentes perguntas de cunho científico ou mesmo de curiosidades, sem o mínimo de esforço”, disse.
“Entretanto, por mais que o CHAT GPT seja revolucionário, a máquina não vai nos substituir por completo. A capacidade humana pode fazer muito mais do que a inteligência artificial. E nessa superioridade do ser humano que acreditamos”, concluiu o reitor.