A gestão superior da Unimontes estabeleceu uma série de metas a serem  alcançadas em 2020, que visam assegurar a melhoria de suas ações e o pagamento da ajuda de custo aos professores da instituição. O plano de metas foi apresentado na  manhã desta segunda-feira (02/12), em reunião entre o reitor Antonio Alvimar Souza, pró-reitores (titulares e adjuntos), diretores de centros, chefes de departamentos e coordenadores de cursos, na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria).

Conforme explica o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes,  professor Aloysio Rocha Vieira,  o pagamento da ajuda de custo aos professores está vinculado ao alcance das metas pactuadas anualmente com o Governo do Estado. As atividades seguem as diretrizes do Programa Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e do Programa Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

Na reunião, o reitor Antonio Alvimar Souza ressaltou a disposição da gestão da Universidade de compartilhar as metas com os chefes de departamentos e coordenadores de cursos, objetivando, de forma democrática, o envolvimento da comunidade acadêmica na busca dos bons resultados para a garantia do pagamento da ajuda de custo aos professores. “Precisamos reforçar o nosso sentimento de universidade”, convocou o reitor.

Redução da evasão

O plano apresentado conta com nove metas que contemplam as áreas de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e inovação. Foram definidas também propostas que visam a redução da evasão nos cursos de graduação, com a criação de novas regras para o preenchimento das vagas remanescentes. Os chefes de departamentos e coordenadores de cursos deram sugestões de iniciativas que podem facilitar o cumprimento  das metas.

A implantação do novo portal de periódicos da Pró-Reitoria de Pesquisa, a implementação de novas regras para a ocupação das vagas remanescentes na graduação são as duas primeiras metas apresentadas aos diretores de centros, coordenadores de cursos e chefes de departamentos. De acordo com o planejamento estabelecido, a Unimontes deverá alcançar o total de  8.200 alunos matriculados nos cursos de graduação no bimestre março/abril de 2020 e 8.400 acadêmicos no bimestre setembro/outubro de 2020.

Da mesma forma, o objetivo é atingir 1.070 alunos matriculados nos curso de pós-graduação até outubro de 2020. A meta é que a quantidade de acadêmicos envolvidos em projetos de iniciação científica alcance 680 em março/abril de 2020 e 690 no bimestre julho/agosto de 2020.

A instituição pretende ainda incrementar os seus projetos de inovação, com aprovação da Política de Inovação por meio de resolução do Conselho Universitário (Consu). Outras metas estabelecidas pela Unimontes são: criação de Avaliação Institucional pela Comissão Própria de Avaliação,  contar  professores (no mínimo 10) em processo de qualificação (cursos de mestrado e doutorado) até novembro/dezembro de 2020 e atingir o total de 2.300  alunos envolvidos em atividades de extensão universitária (novembro/dezembro/2020).

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”