A aprovação da nova graduação pelo Cepex ocorreu no Dia do Cinema Brasileiro

Foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) a criação do curso de Cinema e Audiovisual da instituição. A aprovação do novo curso ocorreu em reunião ordinária do Cepex quarta-feira (19 de junho), no Dia do Cinema Brasileiro.

“Essa iniciativa representa um marco significativo para a nossa universidade, que agora se prepara para oferecer uma formação de excelência na área cinematográfica. Com uma combinação de teoria e prática, o curso visa não apenas capacitar futuros cineastas, roteiristas, produtores e profissionais do audiovisual, mas também fortalecer o cenário cultural e artístico local e nacional”, afirmou o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, ao presidir a reunião do Cepex, que deliberou pela aprovação da nova graduação.

O reitor ressaltou que a proposta é que os estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Unimontes tenham acesso a uma infraestrutura moderna, laboratórios equipados e corpo docente altamente qualificado, composto por profissionais atuantes no mercado e acadêmicos renomados. A previsão é que as atividades letivas do curso sejam iniciadas no segundo semestre de 2025. Com a implantação deste curso, salienta o professor Wagner Santiago, a Unimontes reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e com o fortalecimento da cultura e da arte no Brasil. “Este é um passo significativo na construção de um futuro promissor para o cinema nacional, capacitando uma nova geração de talentos para contribuir com a criatividade e a inovação que definem nossa identidade cultural”, enfatiza o reitor.

Conforme a proposta aprovada, além de preparar os alunos para os desafios técnicos e estéticos da indústria cinematográfica, o curso de Cinema e Audiovisual também evidencia a importância da reflexão crítica sobre o papel do cinema na sociedade contemporânea. Questões de representação, diversidade cultural e ética na produção audiovisual serão exploradas de forma a promover uma formação integral e responsável dos futuros profissionais.

O novo curso foi lançado durante o Festival de Cinema e audiovisual da Universidade Estadual de Montes Claros (Cinemontes), realizado no período de 13 a 15 de junho, no Centro Cultural Hermes de Paula, com uma programação variada. O evento foi promovido pela Unimontes, por meio do Departamento de Artes e do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial
Livros produzidos pelo Grupo de Pesquisa Gênero e Violência – GPEG/Unimontes