Com o objetivo de contribuir com o planejamento e o monitoramento da execução das Políticas Públicas de Minas Gerais, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) se mobiliza para a criação do Grupo de Trabalho na elaboração de propostas que subsidiarão a discussão participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental: Revisão 2018, em Belo Horizonte.

A frente de trabalhos que envolverá professores especialistas da Unimontes foi sugerida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio do presidente, deputado Adalclever Lopes (PMDB), em convite enviado ao reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

Na tarde dessa terça-feira (17/10), a Reitoria reuniu integrantes da gestão superior para apresentar o programa e providenciar o encaminhamento do convite aos especialistas da Unimontes que serão responsáveis para discutir as temáticas do PPAG. No interior do Estado, os eixos serão distribuídos em dois temas: “Água” e “Agricultura Familiar”.

reitor-jrc-unimontes

PARTICIPAÇÃO FUNDAMENTAL Reitor João dos Reis durante encontro (fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

O Grupo de Trabalho representará a Unimontes em encontros em Belo Horizonte – serão seis encontros – e em Montes Claros. “Há uma expectativa da ALMG e do próprio Governo de Minas Gerais sobre a participação da Universidade nesta discussão. E, claro, a Unimontes não se abdicará desse momento tão importante. Cumpre a nós, enquanto instituição de ensino superior com importante papel regional, analisar a escolha dos atores e definir os próximos passos para a participação”, ponderou o reitor.

INTERIORIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O processo envolverá o monitoramento dos programas executados em 2017, a apresentação dos programas previstos para 2018 e o esclarecimento de dúvidas dos participantes sobre as políticas públicas e seus programas. Qualquer pessoa pode participar e sugerir propostas.

Na etapa de interiorização, serão realizados três encontros em cidades-polo dos territórios de desenvolvimento do Estado com os menores indicadores de desenvolvimento econômico e social. Em Montes Claros, o evento para o Norte de Minas será realizado no dia 10/11, no auditório do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG – Campus Montes Claros.

Veja

Vale lembrar que, em Belo Horizonte, as discussões de todos os temas acontecerão no plenário da ALMG, quando serão abordadas todas as temáticas constantes do Projeto de Lei 4.665/17, que revisa o PPAG.

SERVIÇO
Data: 10/11/17
Local: Auditório do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG
Campus Montes Claros (Avenida Universitária, 1000 – Universitário)
Inscrições on-line: 11/10 até as 15 horas de 08/11/17

PROGRAMAÇÃO MONTES CLAROS

Data: 10/11/17
Local: Auditório do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG – Campus Montes Claros (Avenida Universitária, 1000 – Universitário)
8h: Credenciamento
9h: Abertura
9h45: Painel de contextualização:
– Situação fiscal do Estado
– Monitoramento das políticas para as águas e agricultura familiar em 2017
– Proposta de revisão para o ano de 2018
11h30: Debates
12h30: Intervalo
14h – Grupos de trabalho
Grupo 1: Águas
Grupo 2: Agricultura familiar
18 horas: Encerramento
Inscrições on-line: 11/10 até as 15h de 8/11/17
Inscrições presenciais: no dia e local do evento

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia