A reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou as ações efetivas que visam o retorno do processo seletivo/vestibular próprio da instituição e do Programa de Avaliação Seriada para o acesso ao Ensino Superior (PAES). Para isso, por meio de portaria assinada pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, foi criada a Comissão Técnica para Organização, Condução e Acompanhamento dos Processos Seletivos no âmbito da Universidade. 

O professor Wagner de Paulo Santiago salienta que a iniciativa da atual gestão superior da Universidade atende a demanda da comunidade em relação à volta do  vestibular tradicional e do PAES para o ingresso nos cursos de graduação da instituição.  “Trata-se de uma medida que visa acatar um apelo da população, adotada de maneira democrática, ouvindo os integrantes da comunidade acadêmica”, explica o reitor. 

Na portaria assinada pelo reitor, é ressaltado que a criação da comissão especial  leva em consideração os  resultados obtidos a partir da escuta acadêmica realizada em maio de 2023, “com o objetivo de conhecer sobre as percepções dos departamentos e campi com relação ao retorno do processo seletivo vestibular próprio da Unimontes e  do PAES”. 

A Comissão Técnica para Organização, Condução e Acompanhamento dos Processos Seletivos da Unimontes é presidida pela professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães. Ela informa que a comissão elaborou o Programa Interinstitucional de Inovação e Integração do Ensino Superior e  da Educação Básica, cujas atividades serão realizadas em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (Fadenor). 

A professora Jussara Guimarães explica que, além do retorno do vestibular tradicional e do programa de avaliação seriada, o programa visa tratar de outros processos seletivos  como:  Vagas remanescentes do Processo Seletivo Unimontes por meio de edital próprio, projeto de Bolsas para Monitoria Acadêmica, Residência Profissional e Multiprofissional na área da Saúde e os  processos seletivos dos cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto sensu e dos cursos do  Centro de Educação Profissional e Tecnológica – CEPT.

Objetiva ainda a implementação do Projeto de  Acompanhamento de Egressos da Unimontes.

“O  desenvolvimento do programa e dos seus projetos contribuirá, de sobremaneira, para a promoção do acesso dos jovens estudantes ao ensino superior, proporcionando o estabelecimento de um diálogo permanente entre os cursos de licenciaturas e bacharelados. Além disso,  promoverá  a integração entre a Unimontes e as escolas públicas e particulares da educação básica”, afirma a presidente da comissão especial. 

Ela salienta que o Programa Interinstitucional de Inovação e Integração do Ensino Superior e  da Educação Básica também tem como metas “fortalecer a integração da educação básica e ensino superior, proporcionando e qualificando o aprendizado construído a partir das redes e sistemas de ensino e a formação obtida nos cursos superiores”. 

Outro objetivo é  “fomentar propostas pedagógicas inovadoras e cientificamente avançadas e tecnologicamente contemporâneas para aprimorar a formação de professores da educação básica a partir das contribuições dos professores do ensino superior”.

Integrantes da comissão

Além da professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, a Comissão Técnica para Organização, Condução e Acompanhamento dos Processos Seletivos no âmbito da Unimontes tem ainda os seguintes integrantes: Leandro Machado Fonseca  (vice-presidente), Ana Márcia Ruas de Aquino, Claudionor Barros, Flávio Martins Pereira, Geralda Eliana Veloso Lopes de Sá, e Marlene de Lourdes Vieira Lima

Relacionadas

Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024
Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária