A reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou as ações efetivas que visam o retorno do processo seletivo/vestibular próprio da instituição e do Programa de Avaliação Seriada para o acesso ao Ensino Superior (PAES). Para isso, por meio de portaria assinada pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, foi criada a Comissão Técnica para Organização, Condução e Acompanhamento dos Processos Seletivos no âmbito da Universidade.
O professor Wagner de Paulo Santiago salienta que a iniciativa da atual gestão superior da Universidade atende a demanda da comunidade em relação à volta do vestibular tradicional e do PAES para o ingresso nos cursos de graduação da instituição. “Trata-se de uma medida que visa acatar um apelo da população, adotada de maneira democrática, ouvindo os integrantes da comunidade acadêmica”, explica o reitor.
Na portaria assinada pelo reitor, é ressaltado que a criação da comissão especial leva em consideração os resultados obtidos a partir da escuta acadêmica realizada em maio de 2023, “com o objetivo de conhecer sobre as percepções dos departamentos e campi com relação ao retorno do processo seletivo vestibular próprio da Unimontes e do PAES”.
A Comissão Técnica para Organização, Condução e Acompanhamento dos Processos Seletivos da Unimontes é presidida pela professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães. Ela informa que a comissão elaborou o Programa Interinstitucional de Inovação e Integração do Ensino Superior e da Educação Básica, cujas atividades serão realizadas em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (Fadenor).
A professora Jussara Guimarães explica que, além do retorno do vestibular tradicional e do programa de avaliação seriada, o programa visa tratar de outros processos seletivos como: Vagas remanescentes do Processo Seletivo Unimontes por meio de edital próprio, projeto de Bolsas para Monitoria Acadêmica, Residência Profissional e Multiprofissional na área da Saúde e os processos seletivos dos cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto sensu e dos cursos do Centro de Educação Profissional e Tecnológica – CEPT.
Objetiva ainda a implementação do Projeto de Acompanhamento de Egressos da Unimontes.
“O desenvolvimento do programa e dos seus projetos contribuirá, de sobremaneira, para a promoção do acesso dos jovens estudantes ao ensino superior, proporcionando o estabelecimento de um diálogo permanente entre os cursos de licenciaturas e bacharelados. Além disso, promoverá a integração entre a Unimontes e as escolas públicas e particulares da educação básica”, afirma a presidente da comissão especial.
Ela salienta que o Programa Interinstitucional de Inovação e Integração do Ensino Superior e da Educação Básica também tem como metas “fortalecer a integração da educação básica e ensino superior, proporcionando e qualificando o aprendizado construído a partir das redes e sistemas de ensino e a formação obtida nos cursos superiores”.
Outro objetivo é “fomentar propostas pedagógicas inovadoras e cientificamente avançadas e tecnologicamente contemporâneas para aprimorar a formação de professores da educação básica a partir das contribuições dos professores do ensino superior”.
Integrantes da comissão
Além da professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, a Comissão Técnica para Organização, Condução e Acompanhamento dos Processos Seletivos no âmbito da Unimontes tem ainda os seguintes integrantes: Leandro Machado Fonseca (vice-presidente), Ana Márcia Ruas de Aquino, Claudionor Barros, Flávio Martins Pereira, Geralda Eliana Veloso Lopes de Sá, e Marlene de Lourdes Vieira Lima