A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) aprovou o credenciamento da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH), cujo período vai de 1º de setembro de 2025 a 31 de agosto de 2030. A agência de fomento divulgou o resultado na última quarta-feira (15/10), via portaria que regulamenta o fluxo contínuo de credenciamento e renovação. 

PCRH

O PCRH destina-se a servidores e empregados públicos do Estado de Minas, lotados em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTMG) e demais órgãos e entidades da Administração Pública estadual. A iniciativa oferece capacitação na busca de qualificação, eficiência e eficácia das instituições estaduais, por meio da liberação de bolsas de formação (nível pós-graduação) e treinamentos individuais e coletivos.

Comemoração

Pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, o professor Marlon Cristian Toledo Pereira comemora mais essa vitória junto à Fapemig. Ele lembra que, na proposta enviada à Fundação, é destacado como objetivo consolidar a Universidade “como referência regional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), por meio da qualificação de recursos humanos, fortalecimento da pós-graduação e ampliação da infraestrutura científica”. O PCRH apoiará, segundo Marlon Pereira, a formação continuada de docentes e pesquisadores, com impacto direto nos indicadores institucionais e sociais do Norte de Minas.

Qualificação

O que significa qualificação “stricto sensu” – Mestrado e Doutorado – de professores em áreas estratégicas (Educação, Direito, Engenharias, Ciências Naturais, dentre outros); fortalecimento de projetos estruturantes de CT&I ligados a multiusuários de diversas áreas do conhecimento; e consolidação de linhas de pesquisa emergentes para ampliar a produção científica, tecnológica e de inovação.

Expectativa

A expectativa é viabilizar aumento da proporção de docentes doutores; da captação de recursos externos e parcerias estratégicas; da geração de patentes, produtos e processos inovadores; além da interiorização do desenvolvimento científico e tecnológico em Minas.

O pró-reitor de Pós-Graduação disse ainda que a proposta está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Unimontes e às políticas públicas de ciência e inovação que contribuem diretamente com a transformação social e econômica da região.

Relacionadas

3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro