A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) aprovou o credenciamento da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH), cujo período vai de 1º de setembro de 2025 a 31 de agosto de 2030. A agência de fomento divulgou o resultado na última quarta-feira (15/10), via portaria que regulamenta o fluxo contínuo de credenciamento e renovação.
PCRH
O PCRH destina-se a servidores e empregados públicos do Estado de Minas, lotados em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTMG) e demais órgãos e entidades da Administração Pública estadual. A iniciativa oferece capacitação na busca de qualificação, eficiência e eficácia das instituições estaduais, por meio da liberação de bolsas de formação (nível pós-graduação) e treinamentos individuais e coletivos.
Comemoração
Pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, o professor Marlon Cristian Toledo Pereira comemora mais essa vitória junto à Fapemig. Ele lembra que, na proposta enviada à Fundação, é destacado como objetivo consolidar a Universidade “como referência regional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), por meio da qualificação de recursos humanos, fortalecimento da pós-graduação e ampliação da infraestrutura científica”. O PCRH apoiará, segundo Marlon Pereira, a formação continuada de docentes e pesquisadores, com impacto direto nos indicadores institucionais e sociais do Norte de Minas.
Qualificação
O que significa qualificação “stricto sensu” – Mestrado e Doutorado – de professores em áreas estratégicas (Educação, Direito, Engenharias, Ciências Naturais, dentre outros); fortalecimento de projetos estruturantes de CT&I ligados a multiusuários de diversas áreas do conhecimento; e consolidação de linhas de pesquisa emergentes para ampliar a produção científica, tecnológica e de inovação.
Expectativa
A expectativa é viabilizar aumento da proporção de docentes doutores; da captação de recursos externos e parcerias estratégicas; da geração de patentes, produtos e processos inovadores; além da interiorização do desenvolvimento científico e tecnológico em Minas.
O pró-reitor de Pós-Graduação disse ainda que a proposta está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Unimontes e às políticas públicas de ciência e inovação que contribuem diretamente com a transformação social e econômica da região.