A partir desta quarta-feira (29/06), em Belo Horizonte, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoverá a capacitação de mais 260 conselheiros municipais no âmbito das ações de Controle Social da Política de Assistência Social e do Programa Bolsa Família (PBF). A iniciativa faz parte do convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Na Capital Mineira, as atividades acontecerão em horário integral até 1º de julho, no Sesc/Venda Nova. Esta será a segunda etapa de capacitação em Belo Horizonte. Até setembro, a Unimontes atenderá mais três municípios que integram seu polo: Juiz de Fora (Zona da Mata), Almenara (Vale do Jequitinhonha) e Montes Claros (Norte de Minas). No total, serão beneficiados 1.276 conselheiros.
O curso tem como objetivo geral oferecer aos integrantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) e das instâncias de Controle Social do Programa Bolsa Família (ICS/PBF) – de todos os municípios brasileiros – os conhecimentos e atitudes essenciais ao desempenho de suas atribuições legais, “de forma a aprimorar sua capacidade institucional e contribuir para a efetividade do controle social”.
A Unimontes é responsável pelas atividades do polo 4 em Minas Gerais e no Rio de Janeiro desde 2010, sendo contratada pelo MDS através de concorrência pública.
A pró-reitora adjunta de Extensão e coordenadora geral do programa no âmbito da Unimontes, professora Jussara Maria Carvalho Guimarães, destaca que o curso como “uma grande possibilidade de reflexão crítica e sistemática sobre a atuação dos CMAS e ICS/IBF aos princípios e parâmetros da política pública de proteção social”.
Outras informações pelo portal www.controlesocial.unimontes.br.