A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros se mostra solidária com as vítimas do desastre ocorrido em Mariana, na última quinta-feira (5/11), onde foi registrado o rompimento de duas barragens de rejeitos de mineração, que causou a inundação de várias localidades da zona rural do município – e da vizinha Ouro Preto.

Em sua sede, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, o Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (SAJ Itinerante) recebe donativos para os desabrigados das áreas atingidas nos dois municípios. Há centenas de pessoas que perderam tudo e que precisam urgentemente de doações de roupas, toalhas de banho, colchões, água mineral e produtos de higiene pessoal.

A campanha acontece em consonância com o trabalho “#AbraçaMariana”, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), para a arrecadação de donativos aos atingidos. Desde as primeiras horas após o desastre, o Governo de Minas Gerais, por meio da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, trabalha no socorro e na assistência às vítimas.

Segundo a coordenadora do SAJ Itinerante, professora Ionete Magalhães, qualquer pessoa pode ajudar, independente da quantidade de donativos. “Contamos com o apoio da comunidade universitária e da população de Montes Claros, que sempre se mostrou solidária. Toda ajuda será bem-vinda”, afirma Ionete.

Os voluntários podem colaborar com roupas – em bom estado –, alimentos não-perecíveis, água mineral, utensílios descartáveis – copos, pratos, talheres e guardanapos –, produtos de limpeza e de higiene pessoal, dentre outras possíveis e adequadas contribuições.

A Secretaria do Programa SAJ Itinerante funciona em anexo ao prédio 1, do campus-sede, térreo, entre 7h10 e 17 horas. Mais informações pelo telefone (38) 3229-8013.