A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi contemplada com recursos da ordem de R$ 2.215.971,24 para o exercício de 2014, no âmbito do Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH), desenvolvido pelo Governo de Minas e que tem como gestora a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Os valores foram anunciados na última semana e, de acordo com o professor Hercílio Martelli Júnior, pró-reitor de Pós-Graduação, trata-se de um volume recorde na história da Universidade. “É maior valor concedido a uma instituição do sistema estadual de Minas Gerais”, completa.

A Fapemig é a principal agência de fomento para a formação de recursos humanos qualificados em âmbito estadual dos órgãos e entidades da administração direta do Estado. A cada ano, as instituições estaduais são convidadas a apresentar suas propostas de atividades para o exercício seguinte.

O reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, destaca que a liberação de recursos via PCRH é mais uma demonstração do apoio incondicional do Governo de Minas, via Fapemig, para a melhoria das atividades da universidade. “Com esse suporte, a nossa universidade segue sua trajetória de avanços, capacitando os recursos humanos e ampliando as ações na pesquisa e na pós-graduação Stricto sensu”, afirma.

Plataforma principal

Este procedimento é denominado Plano Operacional Anual – POA. “No caso da Unimontes, o PCRH é a principal plataforma de investimentos financeiros para formação de mestres, doutores e pós-doutores, além do financiamento de estágios técnicos, mestrados e doutorados interinstitucionais”, pontua o pró-reitor, que destaca o apoio da administração superior da Unimontes nas atividades de pesquisa e de pós-graduação que norteiam o POA-PCRH. Mérito também para o trabalho da equipe da Pró-reitoria de Pós-graduação na elaboração da proposta de recebimento dos recursos.

“A Fapemig tem participação efetiva nas atividades de pós-graduação da Unimontes. Este salto financeiro no valor global do PCRH acontece diante da expansão dos programas próprios de mestrados e doutorados e a elevação dos conceitos dos mesmos junto a Capes”, conclui o professor Hercílio.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia