A Universidade Estadual de Montes Claros constituiu uma comissão especial para a realização dos inventários físicos e financeiros do ano de exercício 2016, atribuição obrigatória por lei federal para todas as instituições públicas do País. São 46 servidores que participam dos trabalhos.

O trabalho consiste na coleta de dados e avaliação dos bens patrimoniais e dos materiais em estoque da Unimontes em todos os seus campi, polos e núcleos no Norte e Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e Centro, no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e demais unidades vinculadas à Universidade. A data-base de início dos trabalhos é 30 de novembro, com prazo final para a apresentação dos relatórios em 30 de dezembro de 2016 – impreterivelmente.

“Trata-se de uma ação minuciosa, com o alcance universal no âmbito de nossa Universidade, e de extrema importância no exercício do serviço público. É preciso que as pessoas tenham ciência do valor de cada bem que a Unimontes possui e dos recursos aplicados em seu funcionamento e que estejam sensibilizadas para preservá-los e utilizá-los da maneira mais correta e eficiente possível”, observa o vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza.

ADESíO

Coordenador de Gestão dos Campi, o professor Lúcio Ferreira Higino é o presidente da Comissão Especial de Inventários e explica que a medida é obrigatória para todos os órgãos públicos em todas as esferas (municipal, estadual e federal). “Haverá uma comunicação oficial para os gestores de todas as unidades da Unimontes, de forma que tenhamos a ampla adesão ao trabalho de apuração dos bens materiais, do patrimônio e do exercício financeiro”, acrescenta.

Sobre a realização dos inventários – escalas e horários para as visitas por setor entre 30/11 e 15/12 –, a comissão encaminhará ofício aos pró-reitores, diretores de Centros de Ensino, chefias de departamentos e coordenadores de cursos, coordenadores de campi e diretores de unidades.

AGILIDADE

Lucio HiginoPara maior agilidade no processo de apuração dos bens e materiais (vinculados ao Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços – SIAD) e de registros financeiros (ligado ao Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI), a Unimontes conta com máquinas de leitores ópticos – única instituição no Norte de Minas que conta com tais equipamentos. “Cada bem é identificado com uma pequena placa com o código de barras individualizado. Com estes equipamentos, substituímos o processo manual pelo eletrônico para a coleta de dados, com um ganho de tempo muito grande para a conclusão dos trabalhos dentro do prazo estabelecido”.

É importante ressaltar que, durante os inventários, nenhum bem poderá ser movimentado.

Em resumo, explica o professor Lúcio Higino: “o inventário é um procedimento administrativo para o levantamento físico e financeiro de todos os bens móveis da instituição. O procedimento consiste em checar os bens em estoque, em uso, cedidos ou recebidos em cessão que estão no registro ativo da Unimontes, assim como o exercício financeiro, para a conferência junto aos dois sistemas SIAD e SIAFI”. Uma vez concluído o trabalho da Comissão, os relatórios são entregues à Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças e Auditoria Seccional da Unimontes para posterior encaminhamento à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A Comissão Especial foi constituída por meio da portaria nº 82/2016, publicada no último dia 24 de outubro e assinada pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.