Com 900 pontos em cinco medalhas de ouro e outras três de prata, a Universidade Estadual de Montes Claros conquistou o título geral da primeira edição dos Jogos Universitários do Norte de Minas (Junor). A competição foi encerrada na tarde de domingo (6), com atividades também no Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, no campus-sede. Em outras três oportunidades, a Unimontes já havia conquistado o título dos Jogos Universitários de Montes Claros (Jumoc) – primeira competição do gênero na região.

O Junor foi realizado entre os dias 3 e 6 de novembro, coordenado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Educacional de Montes Claros (Funadem), com a participação de 11 instituições de ensino superior em oito modalidades. As Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP/MOC) e a Funorte (Educação Física) conquistaram as segunda e terceira colocações, com 630 e 250 pontos, respectivamente.

Apenas os dois primeiros colocados receberam premiação, mas para efeito de classificação geral a pontuação dos terceiros colocados por modalidade também foi considerada. Em 2012, a Funadem já adiantou que os Jogos serão realizados ainda no primeiro semestre, com a possibilidade de sedes regionais em outras cidades como Janaúba e Pirapora.

POR MODALIDADE

A Unimontes foi campeã nos torneios de futebol, futsal e basquete masculinos, handebol feminino e truco, além de alcançar o vice-campeonato no handebol e vôlei masculinos, futsal feminino e no próprio truco. A delegação reuniu 128 acadêmicos dos cursos de Artes, Biologia, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, Letras/Português, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Sistemas de Informação. O professor Jiuliano Carlos Lopes Mendes coordenou as equipes de competição.

Haveria, ainda, as competições de natação, basquete feminino, xadrez, peteca e atletismo para as quais a Unimontes se inscreveu, mas o número de registros foi insuficiente para o chaveamento.