O processo de qualificação do corpo docente da Universidade Estadual de Montes Claros é reforçado com a conclusão das atividades do Doutorado Interinstitucional em Odontologia Restauradora (Dinter), desenvolvido a partir de parceria com a Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto/SP. O departamento de Odontologia da Unimontes passa a contar com 10 novos doutores – ênfases em Endodontia e Dentística.
Este programa de doutorado entre a USP e a Unimontes foi realizado durante três anos, com atividades em Montes Claros e Ribeirão Preto. O financiamento das bolsas foi viabilizado a partir do Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O próximo passo, a partir deste Dinter, será o de viabilizar seus desdobramentos. Com os novos títulos – associados à produção científica e ao incremento da infraestrutura –, a Unimontes cumprirá uma linha de orientações para implementar o mestrado próprio em Odontologia.
CRESCIMENTO
“A Universidade cresce ainda mais com esta conquista. O corpo docente devidamente qualificado tem participação legítima no crescimento institucional. Agradecemos sobremaneira o empenho e a superação dos desafios de todos os envolvidos, entre profissionais e instituições, nesta conquista”, disse o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, durante encontro com os novos doutores, na tarde desta quarta-feira (17/12), na Reitoria.
Além da possibilidade de implantar o mestrado próprio na área, de acordo com o reitor João Canela, a Unimontes inicia entendimentos para que seja criado o colegiado próprio da pós-graduação Stricto sensu.
Presente à reunião, o professor Manoel Brito Júnior é um dos novos doutores e reiterou que o foco, a partir de um trabalho coletivo, será o de estabelecer um planejamento de ações e o apoio logístico necessário para estruturar a proposta da pós-graduação Stricto sensu em Odontologia. No encerramento dos trabalhos em Ribeirão Preto, a proposta foi compartilhada pelo coordenador do Dinter, professor Manoel Damião Sousa Neto (USP) e pela ex-coordenadora da área de Odontologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), professora Isabela Pordeus.
O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Hercílio Martelli Júnior, lembrou da importância do PCRH para a realização do Dinter, sobretudo com a compreensão da Fapemig em atender às demandas da Unimontes. “Nos últimos dois anos, a Universidade Estadual de Montes Claros teve as demandas de seus departamentos e do Hospital Universitário Clemente de Faria 100% atendidas no âmbito do Plano Operacional Anual (POA) pela Fapemig”, pontuou o pró-reitor.
Também presente ao encontro, o pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto, enalteceu o fortalecimento interno da Universidade. “Os avanços conquistados na pós-graduação têm influência na melhoria dos cursos da Unimontes”, ressaltou.