A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das instituições contempladas pelo Programa de Intercâmbio Internacional para Ações Afirmativas em Portugal, uma iniciativa inovadora que faz parte de um projeto de intercâmbio de mestrandos e doutorandos da Unimontes; da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM) previsto para ocorrer de 2024 a 2027.

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), conforme o edital nº 16/2023. O procedimento foi voltado para ações afirmativas que contemplam os programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e Desenvolvimento Social da Unimontes, numa parceria entre os mesmos programas.

O edital conquistado prevê bolsas de mestrado e doutorado. As bolsas de intercâmbio fazem parte de ações afirmativas no âmbito dos programas de pós-graduação nas áreas de Ciências da Saúde e Desenvolvimento Social.

No primeiro edital conjunto lançado (1/2024), os pós-graduandos da Unimontes: Elles Albano de Aguiar Carneiro, Ana Letícia Chaves Santos, Janaina Rodrigues Lopes, Newton Ataíde Meira, Moisés Oliveira Costa foram contemplados e já estão em Vila Real, Portugal para uma experiência ímpar em suas formações. Eles ficarão entre 6 e 10 meses desenvolvendo suas pesquisas e estudos.

Já no segundo edital conjunto (1/2025), os pós-graduandos Gislene Quaresma Oliva e Daniel Bergue Pinheiro Conceição foram contemplados com as bolsas de estudos e iniciarão seus estudos em Portugal em março de 2025.

O objetivo de programas como o Abdias Nascimento é promover a internacionalização por meio de intercâmbios “sanduíche”, nos quais os alunos fazem parte de sua formação em instituições de ensino superior de Portugal. A cada ano, são distribuídas 14 bolsas de mestrado e doutorado entre as três universidades participantes.

“Essa iniciativa representa uma importante contribuição para a universidade em duas frentes: a internacionalização, ao proporcionar aos alunos a experiência acadêmica internacional, e as ações afirmativas, ao garantir oportunidades para estudantes de diferentes contextos sociais”, afirma o reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago.

A proposta aprovada prevê o intercâmbio internacional pelos mestrandos e doutorandos das três instituições parceiras – Unimontes, Universidade Federal da Bahia UFBA e Universidade Estadual de Maringá UEM para os anos de 2024, 2025, 2026 e 2027.

A cada ano serão ofertadas 14 bolsas de mestrado e doutorado no formato sanduíche, a serem distribuídas entre as três universidades associadas. Na Unimontes, o projeto é coordenado pelas professoras Ana Paula Glinfskoi Thé e Mônica Teixeira Amorim, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS), e Cristina Andrade Sampaio, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS).

Em setembro de 2024, cinco pós-graduandos do PPGDS iniciaram seus estudos na modalidade sanduíche em Portugal, e outros dois estudantes foram selecionados para dar início às suas atividades em março de 2025. Os pós-graduandos interessados podem se candidatar conforme editais de seleção.

Em breve novo edital destinado a preencher as vagas para o segundo semestre de 2025 será publicado.

Visita Técnica em Universidades de Portugal

A professora Cristina Sampaio, coordenadora da proposta na Unimontes, realizou uma visita técnica a quatro universidades em Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade do Minho, Universidade de Coimbra e Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Essa atividade consta no Plano de Trabalho da proposta aprovada no âmbito do Projeto Abdias Nascimento, intitulado como “Rede Internacional de Pesquisa: Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” (Processo nº 88881.918320/2023-01), que promove a formação acadêmica de negros e indígenas por meio da internacionalização de programas de pós-graduação. A visita aconteceu de 22 de setembro a 1º de outubro de 2024 e teve como foco o desenvolvimento sustentável e o cuidado com a saúde.

Durante o período, marcado pelo início das atividades do primeiro grupo de alunos, foram realizadas visitas com o intuito de fortalecer parcerias institucionais e fomentar a mobilidade acadêmica dos pós-graduandos selecionados nas instituições brasileiras. As visitas técnicas foram realizadas nas universidades de Minho (Braga), em Coimbra (Braga) e no Instituto Superior Técnico de Lisboa (Lisboa), onde foram discutidas possibilidades de intercâmbio para estudantes e professores.

A equipe técnica das visitas, além da professora Cristina da Unimontes incluiu os professores da UFBA: Climene Laura de Camargo, coordenadora do projeto, Josielson Costa da Silva, Maria Carolina Ortiz Whitaker e Telmara Menezes Couto. Também integrou o time Nuno Damácio de Carvalho Félix, da Universidade do Recôncavo da Bahia, que é pós-doutorando na Escola de Enfermagem da UFBA.


O “Simpósio Luso-Brasileiro de Tecnologias para a Prevenção e Enfrentamento da Violência no Ciclo Vital” foi um dos destaques da visita técnica, reunindo cerca de 200 participantes, entre professores e estudantes brasileiros e portugueses. Realizado no dia 25 de junho de 2024, o evento promoveu debates interdisciplinares sobre o uso de tecnologias no enfrentamento de diferentes formas de violência ao longo da vida. A programação incluiu apresentações científicas e discussões coordenadas por especialistas das instituições envolvidas, como UFBA, Unimontes e UTAD.

Segundo a professora Cristina Sampaio, o simpósio não apenas atingiu os objetivos previstos, como também fortaleceu as relações acadêmicas entre as universidades participantes, abrindo caminho para novas colaborações em projetos futuros, coautorias e produção científica internacional.

“A iniciativa alcançou seus objetivos ao fortalecer parcerias existentes e abrir novas possibilidades de cooperação internacional, ampliando o impacto acadêmico e científico do projeto. O formato coletivo da visita permitiu otimizar recursos e envolver um maior número de professores e alunos nas atividades”, destaca a professora Cristina Sampaio.

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