A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das instituições contempladas pelo Programa de Intercâmbio Internacional para Ações Afirmativas em Portugal, uma iniciativa inovadora que faz parte de um projeto de intercâmbio de mestrandos e doutorandos da Unimontes; da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM) previsto para ocorrer de 2024 a 2027.
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), conforme o edital nº 16/2023. As bolsas de intercâmbio fazem parte de ações afirmativas no âmbito dos programas de pós-graduação nas áreas de Ciências da Saúde e Desenvolvimento Social.
O objetivo de programas como o Abdias Nascimento é promover a internacionalização por meio de intercâmbios “sanduíche”, nos quais os alunos fazem parte de sua formação em instituições de ensino superior de Portugal. A cada ano, são distribuídas 14 bolsas de mestrado e doutorado entre as três universidades participantes.
“Essa iniciativa representa uma importante contribuição para a universidade em duas frentes: a internacionalização, ao proporcionar aos alunos a experiência acadêmica internacional, e as ações afirmativas, ao garantir oportunidades para estudantes de diferentes contextos sociais”, afirma o reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago.
Na Unimontes, o projeto é coordenado pelas professoras Ana Paula Glinfskoi Thé e Mônica Teixeira Amorim, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS), e Cristina Andrade Sampaio, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS).
Em setembro de 2024, cinco pós-graduandos do PPGDS iniciaram seus estudos na modalidade sanduíche em Portugal, e outros dois estudantes foram selecionados para dar início às suas atividades em março de 2025. Os pós-graduandos interessados podem se candidatar conforme editais de seleção.