A Universidade Estadual de Montes Claros completa neste sábado, 24 de maio, 52 anos de ensino superior público. Em 2014, a instituição comemora também 25 anos como universidade pública estadual. Em 24 de maio de 1962, era criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na atual Unimontes por intermédio da Constituinte Mineira de 1989.

Na comemoração do seu aniversário, a Unimontes presta homenagem especial à escritora Yvonne de Oliveira Silveira, presidente da Academia Montesclarense de Letras (AML) e professora emérita da universidade, que, em dezembro próximo completará 100 anos de nascimento.

A programação alusiva à data acontecerá na próxima segunda-feira (26/05), às 9 horas, no auditório Mário Ribeiro da Silveira, no prédio 6 do campus-sede, com a celebração de um culto ecumênico, com a participação de integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e convidados. Às 20 horas, haverá a solenidade comemorativa no Casarão da antiga Fafil, onde será prestada a homenagem à escritora Yvonne Silveira.

DYvonne

Professora emérita Yvonne Silveira

“COMEMORAR CONQUISTAS”

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, destaca que, ao completar 52 anos, a instituição também festeja uma série de conquistas e implementa novas ações voltadas para a melhoria do ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. “A Universidade busca reestruturar as ações básicas relacionadas à melhoria da capacitação docente e à ampliação da pós-graduação Stricto sensu, adequando as condições logísticas necessárias ao seu pleno desenvolvimento”, assegura o reitor.

VEJA MAIS

Ele destaca que: “a Unimontes procura se estruturar para a melhoria da capacitação dos nossos técnicos administrativos, contando com o apoio do Governo Estadual e mostrando a importância dos investimentos na melhoria das condições de trabalho e do incentivo aos professores e servidores técnico-administrativos, pois o trabalho de nossos colaboradores é indispensável para darmos sequência ao desenvolvimento de nossa universidade, que precisa se adequar ao seu tempo e, principalmente, vislumbrar um futuro sempre promissor como uma instituição pública de qualidade”.

O professor dos Reis Canela salienta que a Unimontes prioriza o incentivo à capacitação docente, com números cada vez mais expressivos de mestres e doutores, elevando também os cursos de mestrado e doutorado.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia