A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) completa 50 anos de existência nesta quinta-feira (24/05). A comemoração será marcada por uma solenidade oficial no Salão de Eventos da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 24 de maio de 1962, através da Lei Estadual 2.615, de autoria do ex-deputado Cícero Dumont (in memorian), era criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior –FUNM –, transformada na Unimontes pela Constituição Estadual de 1989.

A instituição chega ao seu cinquentenário marcando definitivamente sua contribuição efetiva com o progresso e a melhoria das condições de vida das pessoas. Neste período, a Unimontes alcançou 44.993 profissionais graduados em seus diversos cursos, sendo 80% têm atuação direta nas áreas de abrangência da própria Universidade (Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri).

“Ao completar 50 anos, a Unimontes mostra-se como uma instituição plenamente integrada com a realidade social, política, cultural e econômica das regiões onde está inserida, identificada com a necessidade indispensável da formação e da informação das pessoas para que tenhamos uma sociedade mais justa e democrática. Portanto, a Unimontes é totalmente envolvida com o desenvolvimento das áreas onde atua em Minas Gerais e no Brasil”, afirma o reitor João dos Reis Canela.

ATUAÇÃO EM 196 MIL KM²

A Universidade atua, prioritariamente, na vasta região do Macro Norte, que abrange, atualmente, uma área superior a 196 mil km², correspondente a 30% da área total do Estado, incluindo as regiões Norte e Noroeste e os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Alcança 342 municípios e atende potencialmente uma população que ultrapassa a dois milhões de habitantes. A instituição também tem em seu histórico trabalhos internacionais como o projeto Alfabetização Solidária na ex-colônia Timor Leste.

Referência na produção do conhecimento nas áreas de saúde, educação, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e ciências exatas e tecnológicas, a Unimontes conta com campi em Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí, além do núcleo avançado de Joaíma.

Atualmente, a comunidade universitária é formada por 10,8 mil alunos matriculados, sendo 7.558 nos cursos de graduação regulares (5.321 no campus-sede e 2.237 nos demais campi), 1.612 nos cursos de pós-graduação Lato sensu, 400 na pós-graduação Stricto sensu, 185 dos cursos de pró-licenciatura e 46 no curso de pedagogia do campo. Outro destaque é oferecimento dos cursos da modalidade de educação a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil UAB/MEC), atendendo 1.047 alunos, atualmente.

AVANÇOS

Nos últimos anos, a Universidade Estadual de Montes Claros obteve verdadeiro salto na investigação científica e tecnológica, atingindo a marca de 451 projetos de pesquisa em andamento. Atualmente, são 160 linhas de pesquisa e 43 grupos de pesquisa. Somente em 2011 foram aplicados no setor cerca de R$ 7,1 milhões com o apoio irrestrito de órgãos de fomento como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A pós-graduação Stricto sensu também apresenta significativo avanço. Já são nove cursos de mestrados próprios em Biotecnologia, Desenvolvimento Social, Ciências Agrárias/Produção Vegetal no Semiárido, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde – um profissional e outro acadêmico –, Zootecnia e Letras/Estudos Literários e História. Também está em pleno funcionamento o doutorado em Ciências da Saúde.

Ao lado de parceiros estratégicos, a Universidade oferece mestrados interinstitucionais em Direito e Geografia e os Doutorados interinstitucionais em Letras e Geografia, todos viabilizados a partir de parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas). Também são ofertados os doutorados interinstitucionais (Dinter) em Ciências Econômicas – em convênio com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) –; em Ciências Sociais através de parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Ciências da Religião, com a PUC/SP; Odontologia Restauradora, com a Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto); e o mestrado interinstitucional em Artes Cênicas, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A prestação de serviços à comunidade é outro destaque nas ações da Universidade Estadual de Montes Claros. Na área de extensão, são atendidas anualmente cerca de 400 mil pessoas em dezenas de projetos, programas e eventos. A comunidade é beneficiada diretamente com iniciativas que incentivam o voluntariado por parte da comunidade acadêmica como os Projetos UnirMontes e o Unimontes Solidária e o Serviço de Assistência Gratuita Itinerante (SAJ Itinerante).

A Unimontes mantém o Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF, único genuinamente público em Montes Claros e em vasta região geográfica do Estado, atendendo exclusivamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). O HUCF realiza mais de 450 mil procedimentos médico-hospitalares por ano.

VISITE O HOTSITE DOS 50 ANOS DA UNIMONTES

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia