A Universidade Estadual de Montes Claros comemorou, quinta-feira (12 de maio), os cinco anos de implantação do curso de Ciências Contábeis do Campus de Salinas, no Norte de Minas, com a realização de uma solenidade especial, que marcou também a abertura da Semana da Contabilidade. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal, com a presença do reitor João Canela, autoridades, professores, alunos e convidados. Na oportunidade, foi enaltecida a grande contribuição da Unimontes na transformação da realidade regional, não apenas na área de ensino, como também  na pesquisa e na extensão.

O vice-prefeito de Salinas, José Osvaldo Martins Ferreira, destacou os avanços para o município com a implantação do curso de Ciências Contábeis: “Desde a sua criação o curso só trouxe orgulho, satisfação e autoestima para a população de Salinas”. Ele destacou também a qualidade do ensino da Unimontes, reconhecida através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no qual o curso de Ciências Contábeis de Salinas foi considerado o segundo  melhor avaliado em Minas Gerais e o oitavo no Brasil.

O coordenador do Campus de Salinas, o professor Fernando Batista Coutinho Filho,   observou que a área de ensino é uma contribuição a mais  da Unimontes para a microrregião. Ele ressaltou os trabalhos na área de extensão, como o Programa de Prestação de Serviços Contábeis para a Cidadania e Desenvolvimento Sustentável de Salinas, mantido pela universidade. Como parte das comemorações dos cinco anos do curso de Ciências Contábeis na cidade, a população está sendo beneficiada, até domingo, com o projeto de extensão Multicampi, que consiste em palestras, oficinas e orientações, reunindo 56 acadêmicos de diversos cursos da Unimontes.

NOVAS CONQUISTAS – Durante a solenidade, o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, ressaltou a importância da educação na transformação da sociedade e na construção da dignidade humana. “A educação é o único instrumento capaz de modificar a realidade de um povo e é uma vigorosa arma para melhorar a vida das pessoas”, disse. Enalteceu que novas tecnologias estão sendo utilizadas, como a educação à distância, para que a Unimontes possa ampliar a sua atuação e beneficiar um número ainda maior de pessoas, mas sem perder a qualidade do ensino.

João dos Reis Canela destacou o grande trabalho feito pelos seus antecessores ao longo dos quase 50 anos de ensino superior no Norte de Minas –que, no dia 24 de maio completa 49 anos de ensino superior no Norte de Minas, desde a criação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na Unimontes através da Constituição Mineira de 1989. Ele disse que a melhor forma de valorizar e homenagear a história da universidade é garantir novas conquistas. “E uma das metas é ampliar a qualificação dos professores, investindo em mestrados e doutorados”, acrescentou.

 

 

 

 

 

 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia