Evento acontecerá no dia 23 de maio, no campus-sede com lançamento de dois livros pela Editora Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) terá um momento especial na próxima quinta-feira (23/05), com o resgate da história e o reconhecimento ao empenho das pioneiras do ensino superior da região.  Será realizada a sessão solene em honra às professoras fundadoras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes.

O evento marcará também a comemoração dos 60 anos de instalação dos primeiros cursos de licenciatura da região do Norte de Minas: Pedagogia, História, Geografia e Letras.  A sessão solene realizada às 19h30, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), no prédio 2 do campus-sede.

A solenidade comemorativa contará com a participação de quatro professoras fundadoras da antiga Fafil que serão homenageadas: Maria Isabel (Baby) Magalhães Figueredo Sobreira, Maria da Consolação (Mary) Magalhães Figueredo Cowen, Maria Florinda Ramos Marques e Isabel Rebello de Paula. Serão prestadas ainda homenagens póstumas à professora Maria Dalva Dias de Paula (outra fundadora da Fafil) e a Luiz de Paula Ferreira, instituidor da Fundação Educacional Luiz de Paula (FELP), primeira mantenedora dos cursos superiores da região.

Foto: Arquivo/DDI Unimontes

LANÇAMENTO DE LIVROS

Ainda durante a sessão comemorativa e de homenagens, haverá o lançamento de dois livros organizados e escritos no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE da Unimontes, responsável pelo evento. As obras resgatam a história dos cursos de licenciatura e prestam homenagens às suas professoras fundadoras, as “Meninas da Fafil”.  Tendo como organizadora a professora Geisa Magela Veloso, do PPGE, os dois livros serão lançados pela Editora Unimontes.

Um dos livros é intitulado “Unimontes, História e Memória: 60 anos formando professores no norte de Minas”, organizado como atividade acadêmica da PPGE/Unimontes.

Conforme explica a professora Geisa Magela Veloso, O livro foi escrito pelos mestrandos e mestrandas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. A obra reúne 15 capítulos, sendo o primeiro deles dedicado à apresentação feita pela organizadora.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, professora Francely Aparecida dos Santos, explica que autores fazem uma imersão no passado e reconstituíram as faces e fatos da história dos 13 cursos de licenciatura da FUNM/Unimontes: Pedagogia, História, Letras e Pedagogia, Filosofia, Matemática, Ciências Sociais, Biologia, Educação Artística (Artes), Educação Física, Ciências da Religião, Física e Química.

O segundo livro a ser lançado é intitulado “Cartas para as fundadoras da Fafil” é composto por mensagem em homenagem e agradecimento as cinco professoras que instalaram os primeiros cursos de licenciatura da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. As cartas foram enviadas por ex-alunos, alunos e professores e outros profissionais que reconhecem e enaltecem a ação visionária e o pioneirismo das educadoras que criaram os cursos superiores no Norte de Minas na década de 1960.

Os autores enviaram as cartas e mensagens após uma convocação feita pelos professores, alunos e ex-alunos do PPGE/Unimontes, por meio das redes sociais e contato direto.

História da Fafil

A antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil) foi criada em dezembro de 1963, institucionalmente vinculada à Fundação Educacional Luiz de Paula (FELP), que amparou legalmente a sua autorização junto ao Ministério da Educação e tinha o professor e empresário Luiz da Paula Ferreira (in memoriam), como fundador presidente. A faculdade foi idealizada e projetada pelas professoras Isabel Rebello de Paula, Maria Isabel Magalhães Figueiredo Sobreira, Maria da Consolação Magalhães Figueiredo Cowen (Mary) Maria Florinda Ramos Marques e Maria Dalva Dias de Paulo (in memoriam), com a orientação do professor da Universidade Federal de Minas Gerais, o professor Tabajara Pedrosa.

No dia 13 de abril de 1964 foi dado início ao funcionamento dos cursos de História, Pedagogia, Letras e Geografia, da Fafil. Inicialmente, os cursos funcionários no antigo prédio do Colégio Imaculada da Conceição. Depois, foram transferidos para o prédio da rua Coronel Celestino, 75, onde, atualmente, está instalado o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Unimontes.

Relacionadas

Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal
Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes receberá certificação CERNE para ambientes de inovação
HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo