Professores e pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros foram agraciados com o Prêmio Parnaso/2015, comenda anual que presta homenagem às pessoas que contribuem com a cultura e a promoção social na região do Norte de Minas. Neste ano, a premiação recebeu o nome “Mérito Haroldo Lívio de Oliveira”, escritor e historiador e um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, falecido em dezembro do ano passado.

A solenidade de entrega aconteceu no último sábado (8/8), no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula, com a participação de cerca de 300 pessoas.

Pela Unimontes, foram agraciados os professores da Pró-Reitoria de Extensão Gilson José Fróes, coordenador de Apoio ao Estudante (CAE), e José Roberto Lopes, coordenador de Extensão Cultural. O professor José Mendes da Silva, do curso de Odontologia, e o professor Hélio Brantes, do curso de Artes, também foram homenageados.

O coordenador do Teatro Universitário, professor Ricardo Malveira, recebeu o Prêmio Parnaso, assim como os professores Leonardo Silva e Fábio Carvalho, que coordenaram as oficinas do Festival de Inverno de Grão Mogol e do Festival da Canção “Circuito Lago de Irapé” – respectivamente.

Entre as agraciadas pela Unimontes nesta edição do Prêmio Parnaso estão as professoras Marina Ribeiro Queiroz, diretora do Museu Regional do Norte de Minas e coordenadora geral do Festival de Inverno de Grão Mogol, a professora Maria de Fátima Guimarães Mendes, do curso de Artes, e a professora Filomena Luciene Cordeiro, pesquisadora do Departamento de História.

O prêmio Parnaso de Cultura é destinado a artistas plásticos, historiadores, teatrólogos, escritores, músicos, profissionais da área de imprensa e área de cultura de Montes Claros e do Norte de Minas. A iniciativa é do escritor José Luiz Rodrigues e tem a jornalista e historiadora Raquel Mendonça como madrinha.

Em nome dos agraciados, o professor Gilson Fróes enalteceu a comenda. “É um mérito muito grande receber o prêmio Parnaso, que valoriza a cultura do Norte de Minas. Mas, em especial, fico lisonjeado por esta edição receber o nome de Haroldo Lívio, historiador que fez do seu ofício o resgate da memória regional, em especial, de minha cidade Grão Mogol”.