Conforme calendário, até março serão mais 10 solenidades de outorga nas cidades onde a Universidade possui campus e núcleo no Norte e Noroeste, Centro e Vale

Familiares prestigiaram a graduação dos novos profissionais em Janaúba
(Fotos: Alex Sezko | Unimontes)

Mais 48 novos profissionais foram graduados pela Universidade Estadual de Montes Claros, em solenidades unificadas em dois municípios do Norte de Minas – na última semana. Na quinta-feira (6/2), o evento foi realizado em Espinosa e, na sexta-feira (7/2), em Janaúba. Foram as duas primeiras graduações do ano fora do campus-sede e que correspondem à conclusão do 2º semestre letivo de 2019.

Em Espinosa, foram graduados 18 acadêmicos dos cursos de Pedagogia e de Letras/Inglês ministrados no campus local, no extremo norte do Estado. Realizada no espaço Compassos Eventos, a solenidade foi presidida pela pró-reitora de Ensino, professora Helena Amália Papa, que, na oportunidade, representou o reitor Antonio Alvimar Souza.

Outorga em Espinosa, no Norte de Minas, foi realizada nesse dia 6 de fevereiro

Contou, também, com as participações do prefeito Milton Barbosa Lima, representantes da Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar e da Câmara de Vereadores, além de familiares dos graduandos.

A reitora em exercício da Unimontes, professora Ilva Ruas de Abreu (vice-reitora), presidiu a solenidade unificada para os cursos de Agronomia e de Zootecnia do campus da Unimontes em Janaúba, promovida no Centro Cultural Marly Sarney.

Trinta acadêmicos foram graduados pela Unimontes no campus de Janaúba

Foram graduados 30 novos profissionais prestigiados pelas autoridades locais, como o prefeito Carlos Isaildon Mendes, pró-reitores de Pesquisa (Clarissa de Alvarenga Corsato) e de Planejamento, Gestão e Finanças (Aloysio Vieira) e professores das graduações, além do representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (Rodrigo Afonso Leão).

Em nome da comunidade acadêmica, a professora Ilva Ruas fez uma saudação à vitória e à grande realização alcançadas pelos novos profissionais graduados pela Unimontes. Destacou, ainda, como o ensino superior ainda é visto como privilégio, já que segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), dos adolescentes brasileiros que têm acesso ao ensino médio, só a metade conclui os estudos no período regular de três anos e, destes, menos da metade cursa o ensino médio ou superior.

A professora ressaltou que houve uma ampliação do acesso ao ensino superior, com a interiorização das universidades públicas, onde o ensino superior era apenas sonho para muitos. “A Unimontes é uma instituição que contribuiu significativamente com esta tendência, atuando em 13 municípios com cursos presenciais e em muitos outros com nossos programas EaD. Os 30 anos de ensino superior público, completados em 2019, nos orgulham e, ao mesmo tempo, apontam novos desafios para que a educação seja prioridade nas políticas públicas”.

Reitora em Exercício, professora Ilva Ruas presidiu a solenidade na última sexta-feira

MAIS SOLENIDADES

Ainda em fevereiro, a Unimontes promoverá as solenidades de outorga de grau para cursos ministrados nos campi de Januária (12/2), Brasília de Minas (13/2), São Francisco (14/2), Salinas (18/2) e Pirapora (28/2).

Em março, os eventos serão para o núcleo de Joaíma, dia 5/3, e para os campi de Almenara (6/3), Unaí (12/3) e Paracatu (13/3) e para o núcleo avançado de Pompéu (19/3) – curso de Gestão Pública.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025