Conforme calendário, até março serão mais 10 solenidades de outorga nas cidades onde a Universidade possui campus e núcleo no Norte e Noroeste, Centro e Vale
Mais 48 novos profissionais foram graduados pela Universidade Estadual de Montes Claros, em solenidades unificadas em dois municípios do Norte de Minas – na última semana. Na quinta-feira (6/2), o evento foi realizado em Espinosa e, na sexta-feira (7/2), em Janaúba. Foram as duas primeiras graduações do ano fora do campus-sede e que correspondem à conclusão do 2º semestre letivo de 2019.
Em Espinosa, foram graduados 18 acadêmicos dos cursos de Pedagogia e de Letras/Inglês ministrados no campus local, no extremo norte do Estado. Realizada no espaço Compassos Eventos, a solenidade foi presidida pela pró-reitora de Ensino, professora Helena Amália Papa, que, na oportunidade, representou o reitor Antonio Alvimar Souza.
Contou, também, com as participações do prefeito Milton Barbosa Lima, representantes da Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar e da Câmara de Vereadores, além de familiares dos graduandos.
A reitora em exercício da Unimontes, professora Ilva Ruas de Abreu (vice-reitora), presidiu a solenidade unificada para os cursos de Agronomia e de Zootecnia do campus da Unimontes em Janaúba, promovida no Centro Cultural Marly Sarney.
Foram graduados 30 novos profissionais prestigiados pelas autoridades locais, como o prefeito Carlos Isaildon Mendes, pró-reitores de Pesquisa (Clarissa de Alvarenga Corsato) e de Planejamento, Gestão e Finanças (Aloysio Vieira) e professores das graduações, além do representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (Rodrigo Afonso Leão).
Em nome da comunidade acadêmica, a professora Ilva Ruas fez uma saudação à vitória e à grande realização alcançadas pelos novos profissionais graduados pela Unimontes. Destacou, ainda, como o ensino superior ainda é visto como privilégio, já que segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), dos adolescentes brasileiros que têm acesso ao ensino médio, só a metade conclui os estudos no período regular de três anos e, destes, menos da metade cursa o ensino médio ou superior.
A professora ressaltou que houve uma ampliação do acesso ao ensino superior, com a interiorização das universidades públicas, onde o ensino superior era apenas sonho para muitos. “A Unimontes é uma instituição que contribuiu significativamente com esta tendência, atuando em 13 municípios com cursos presenciais e em muitos outros com nossos programas EaD. Os 30 anos de ensino superior público, completados em 2019, nos orgulham e, ao mesmo tempo, apontam novos desafios para que a educação seja prioridade nas políticas públicas”.
MAIS SOLENIDADES
Ainda em fevereiro, a Unimontes promoverá as solenidades de outorga de grau para cursos ministrados nos campi de Januária (12/2), Brasília de Minas (13/2), São Francisco (14/2), Salinas (18/2) e Pirapora (28/2).
Em março, os eventos serão para o núcleo de Joaíma, dia 5/3, e para os campi de Almenara (6/3), Unaí (12/3) e Paracatu (13/3) e para o núcleo avançado de Pompéu (19/3) – curso de Gestão Pública.