“Há uma clara e destacada disposição de nossos pesquisadores, corpo docente, alunos e servidores em melhorar cada vez mais a nossa pós-graduação. Esta dedicação coletiva resultou no crescimento significativo das pesquisas e dos produtos científicos. A marca de mais de mil teses e dissertações defendidas revela que estamos no caminho certo e, atualmente, a palavra que resume é gratidão. Gratidão por ter equipes e profissionais tão envolvidos e comprometidos com a ciência e com o conhecimento”.

A afirmação é do pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Hercílio Martelli Júnior, durante a solenidade comemorativa da marca de mil teses e dissertações defendidas pela Unimontes. A milésima tese foi apresentada no âmbito do mestrado em Letras/Estudos Literários.

O evento oficial foi realizado na noite dessa terça-feira (18/10), no auditório do prédio 6, campus-sede, presidido pelo reitor, professor João dos Reis Canela, acompanhado pelo vice-reitor professor Antonio Alvimar Souza. A solenidade teve a participação de pró-reitores, coordenadores dos programas de pós-graduação (mestrados e doutorados), pesquisadores, acadêmicos e servidores.

Confira

A Unimontes registra, atualmente, 1.020 teses e dissertações defendidas, que são disponibilizadas às coordenações dos mestrados e doutorados e que, por sua vez, as repassam para consulta pública no acervo da Biblioteca Central Antônio Jorge, no campus-sede.

Ainda na solenidade, a Reitoria da Unimontes lançou oficialmente o novo vídeo institucional da Universidade Estadual de Montes Claros, que apresenta novidade, dentre outras informações, as versões legendadas em língua inglesa, espanhol e na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

NOVA PERCEPÇÃO

“Há mais de mais de 40 anos faço parte deste ambiente acadêmico e é notável como mudamos positivamente nossa percepção acadêmica e universitária. Mudamos a partir do momento em que entendemos que a ambiente universitário é dinâmico e exige de nós muito mais que conhecimento. Mesmo diante de tantas dificuldades e desafios, nossos pesquisadores nos orgulham com essa marca de mais de mil teses e dissertações defendidas, marco que faz da pós-graduação da Unimontes o selo que credencia outras ações acadêmicas”, enfatizou o reitor.

O vice-reitor Antonio Alvimar destacou o cultivo permanente do conhecimento. “Agradecemos o esforço de cada um e lembramos que a investigação cientifica deve ser tarefa contínua visando o bem estar da nossa sociedade e o desenvolvimento humano”.

HOMENAGENS

Durante a solenidade, os coordenadores dos Programas de Pós-graduação receberam certificados como reconhecimento e agradecimento à proposta de fortalecer a Pós-graduação da Unimontes.

Há aproximadamente 11 anos que a Universidade Estadual de Montes Claros oferece cursos de pós-graduação estruturados nas modalidades Lato e Stricto sensu. Atualmente, são 19 cursos de mestrado e doutorado, com 540 acadêmicos matriculados e o envolvimento direto de 224 professores que coordenam a plataforma da pós-graduação. As agências de fomento que sustentam com investimentos são a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além do expressivo apoio do Governo de Minas Gerais.

PRÊMIO PESQUISADOR DO ANO – Na oportunidade, a Pró-Reitoria de Pós-graduação da Unimontes lançou o prêmio “Pesquisador do Ano”. As modalidades estão sendo definidas e serão contempladas quatro áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias e Exatas. O prêmio será implantado a partir do ano que vem.